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TítuloUma contribuição para a história da institucionalização da Licenciatura em Química no Brasil: o caso da Universidade Federal da Bahia
Outro(s) título(s)A contribution to the history of the institutionalization of the Degree in Chemistry in Brazil: the case of the Federal University of Bahia
Autor(es)Fadigas, Joelma Cerqueira
Orientador(es)Afonso, José António
Pimentel, Susana Couto
Palavras-chaveFormação de professores
História da química
Licenciatura em química
Educação
Teacher training
History of chemistry
Chemistry graduation
Education
Data17-Set-2018
Resumo(s)Nesta pesquisa buscou-se compreender o processo de desenvolvimento histórico do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia, bem como os desafios e as perspectivas da formação inicial dos licenciandos. Para o desenvolvimento desta investigação utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, também chamada de naturalística, com destaque para o estudo de caso; concentrando-se no estudo do caso particular da Universidade Federal da Bahia. Neste sentido, foi realizada uma análise documental utilizando diferentes fontes, tais como: o Decreto Lei 5540/68, os pareceres do Conselho Federal de Educação, atas de reuniões, entrevistas com professores, professores aposentados, funcionários e professores egressos desta Instituição. A pesquisa de campo foi desenvolvida através da análise do perfil dos estudantes do curso de Licenciatura em Química dos turnos diurno e noturno da Instituição de Ensino Superior pesquisada, bem como da compreensão da formação oferecida a estes por seus professores formadores a partir das mudanças ocorridas ao longo do tempo no currículo do curso. Para discussão dos dados levantados foi utilizada a Análise de Conteúdo das falas e dos documentos. Os resultados desta investigação apontam para a necessidade de politicas públicas de valorização docente que possam ajudar na constituição de uma identidade profissional dos estudantes de Licenciatura em Química e dos profissionais de ensino da Química. Deste modo, pretende-se que a pesquisa desenvolvida contribua para a preservação da memória histórica da instituição e para que a formação profissional docente realizada no Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia cumpra a função social a que se destina: formar professores de Química, devidamente habilitados para o exercício da profissão na Escola Básica.
This research aimed to understand the process of historical development of the Chemistry Degree Course of the Federal University of Bahia, as well as the challenges and perspectives of the initial training of the graduates. For the development of this research was used as methodological procedure the qualitative research, also called naturalistic, with highlight to the case study; concentrating on the study of the particular case of the Federal University of Bahia. In this sense, a documentary analysis was carried out using different sources, such as: Decree Law 5540/68, the opinions of the Federal Council of Education, minutes of meetings, interviews with teachers, retired teachers, employees and graduates of this Institution. The field research was developed through the analysis of the profile of the students of the Licentiate course in Chemistry of the day and night shifts of the Institution of Higher Education researched, as well as the understanding of the training offered to them by their teacher trainers from the changes that occurred to the course of the course. For the discussion of the data collected, we used the Content Analysis of the lines and documents. The results of this research point to the need for public policies of teacher valorization that can help in the constitution of a professional identity of undergraduate students in Chemistry and of chemistry teaching professionals. In this way, it is intended that the research developed contribute to the preservation of the historical memory of the institution and so that the professional teaching training held at the Institute of Chemistry of the Federal University of Bahia fulfills the social function for which it is intended: to train chemistry teachers, duly qualified for the exercise of the profession in the Basic School.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em História da Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59009
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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Joelma Cerqueira Fadigas.pdfTese de Doutoramento5,47 MBAdobe PDFVer/Abrir

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