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https://hdl.handle.net/1822/59045
Título: | A Educação a Distância suportada por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Universidade Pedagógica de Moçambique: proposta de indicadores de qualidade a considerar na implementação |
Autor(es): | Tumbo, Dionísio Luís |
Orientador(es): | Silva, Bento Duarte da |
Palavras-chave: | UPNI Educação à distância TDIC Referenciais de qualidade Matriz de indicadores da EaD UPNI Distance learning DICT Quality benchmarks Matrix of DL indicators |
Data: | 29-Nov-2018 |
Resumo(s): | No contexto atual, da “sociedade em rede, da informação e ubíqua” a aprendizagem por
conexão assume um lugar de destaque. Os atores do Processo de Ensino-Aprendizagem (PEA)
estabelecem interações através de equipamentos informáticos e das telecomunicações, que rapidamente
detetam e se aliam ao sistema de redes sem fio. Nos programas de Educação a Distância (EaD) e ELearning,
neste tempo da cibercultura, os professores e os alunos, ainda que estejam geograficamente
dispersos e desfasados em tempos, podem estar virtualmente juntos em potência através das redes de
comunicação online, síncrona e assíncrona, disponíveis na Internet. Porém, há ecologias educativas da
EaD, que mesmo em tempos da Internet, conservam práticas de educação de gerações tecnológicas
anteriores, exigindo também a presença física dos alunos em polos. Esta situação poderá ter resposta no
desenho e implementação de cursos EaD mediados pela web, antecedido por um levantamento
exaustivo das condições reais em que os programas de educação ou formação são oferecidos.
Deste modo, esta investigação teve como desiderato diagnosticar o status quo da Educação a
Distância na Universidade Pedagógica-Delegação de Niassa (UPNI) para propor uma matriz de
indicadores de qualidade a considerar na integração das Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação (TDIC) em cursos oferecidos nesta modalidade. Neste sentido, assumiu-se os seguintes
objetivos específicos: i) levantar o perfil sociodemográfico dos alunos dos cursos oferecidos em regime
de EaD na UPN; ii) descrever o acesso e uso das TDIC pelos alunos dos cursos EaD; iii) identificar a
metodologia pedagógica e os procedimentos de avaliação de aprendizagem em EaD; iv) caraterizar as
infraestruturas físicas e tecnológicas que suportam o funcionamento dos cursos de EaD; v) mapear os
principais problemas e captar as estratégias de melhoria do processo de ensino-aprendizagem apontadas
pelos alunos cursistas em EaD; vi) propor uma matriz de indicadores de qualidade a considerar no
desenho e implementação de cursos oferecidos em regime de EaD suportados por TDIC na UPNI.
Para pesquisa empírica, adotou-se o método de survey, através de um questionário previamente
validado por sete professores afro-luso-brasileiros (Brasil, Moçambique e Portugal). O questionário foi
aplicado de forma online e respondido por 249 participantes, que aderiram voluntariamente,
representando uma taxa de retorno de 38,4% estatisticamente significativa em tamanho e
representatividade.
Assim, os dados provenientes de questões fechadas receberam tratamento estatístico descritivo
e inferencial, usando-se o software SPSS, e para as questões abertas recorreu-se à de análise do
conteúdo. Na generalidade, os resultados apontam para existência de condições, por parte dos alunos,
pois possuem, a nível pessoal e/ou familiar, os principais dispositivos informáticos e das
telecomunicações, que são principais recursos para o suporte dos cursos EaD, tais como tablet,
telemóvel, pen drive, computadores e câmara fotográfica digital. Porém, constatou-se uma necessidade
de investimento, ao nível da UPNI, em infraestruturas físicas e tecnológica de suporte, que não se
mostram ainda em condições, para acolher cursos suportados pelas TDIC. Assim, sugerimos um
conjunto de indicadores de qualidade que podem contribuir para uma integração das TDIC, em cursos
EAD, mais correspondente aos tempos atuais da Cibercultura e da Educação Digital. In the current “networked, information and ubiquitous” society, learning by connection is particularly relevant. The Teaching-Learning Process (TLP) players interact through computer equipment and telecommunications, which quickly detect and join wireless networking systems. While both teachers and students, in Distance learning (DL) and e-learning education processes in modern cybercultural society, are geographically disperse and lagged in time, they can virtually be together through online synchronous and asynchronous communication networks available on the Internet. However, there are educational branches of DL that, even in the modern Internet-based society, preserve educational practices from previous technological generations an require the physical presence of students in teaching facilities. This situation may find its solution in the design and implementation of web-mediated DL courses, preceded by an exhaustive survey of the real conditions under which education or training programs are offered. Thus, the objective of this research was to diagnose the status quo of Distance Learning in the Pedagogical University – School of Niassa (UPNI) to propose a matrix of quality indicators to be considered in the integration of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in DL courses. The following specific objectives were defined: i) assess the student sociodemographic profile of DL courses at UPNI; ii) describe the access and use of DICT by students enrolled in DL courses; iii) identify the pedagogical methodology and evaluation procedures of DL education; iv) characterize physical and technological infrastructures supporting DL courses; v) map the main issues and record the improvement strategies of the teaching-learning process referred to by students enrolled in DL courses; vi) propose a matrix of quality indicators to be considered in the design and implementation of DL courses supported by DICT at UPNI. For empirical research, the survey method was adopted through a questionnaire, previously validated by seven luso-afro-brazilian teachers (Brazil, Mozambique and Portugal). The questionnaire was applied online and answered by 249 participants, who participated voluntarily, representing a return rate of 38.4%, statistically representative in size and representativeness. Thus, data from close-ended questions were given descriptive and inferential statistical treatment, using the software SPSS, whereas content analysis was used for open-ended questions. In general, the results point to the existence of conditions, from the students, since they own, at both personal and/or familiar level, the main computer and telecommunication devices required for DL courses, such as tablets, mobile phones, pen drives, computers and digital cameras. However, there is a need for investment in physical and technological support infrastructures, at UPNI, which are not yet ready to receive courses supported by DICT. Therefore, a set of quality indicators is suggested, which may contribute to the integration of DICT into DL courses, more appropriate to the modern era of Cyberculture and Digital Education. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59045 |
Acesso: | Acesso aberto |
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