Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59186

TítuloCurrículo e internacionalização: o contexto do ensino superior angolano e a agenda da educação da UNESCO 2030
Outro(s) título(s)Curriculum and Internationalization: the higher education Angolan Context and the Education Agenda of UNESCO 2030
Autor(es)Diogo, Macedo José
Orientador(es)Alves, Maria Palmira
Palavras-chaveCurrículo
Educação
Globalização
Internacionalização
Curriculum
Education
Globalization
Internationalization
Data2018
Resumo(s)Os debates sobre as estratégias de desenvolvimento a longo prazo dos Estados situam-se, essencialmente, num plano multidisciplinar e prospectivo, tendo em atenção, ainda, que a complexidade e incapacidade de dominar fenómenos que ameaçam o mundo actual, desafiam os responsáveis pelas tomadas de decisões a ter uma atenção acrescida às tendências fundamentais que irão modelar a realidade educativa. A internacionalização dos estudos curriculares pode ser compreendida como a criação de espaços transnacionais, onde as tradições de conhecimento local na investigação curricular podem ser protagonizadas em conjunto, não apenas como representações locais. Esta é uma missão que cabe, sobretudo, às Universidades, através do currículo que perseguem nos seus cursos, pelo que é neste contexto que emerge a nossa questão de investigação: como se concilia e conflitua a missão do Ensino Superior em Angola, no âmbito da Educação para a Cidadania Global, com as intervenções das instituições internacionais (UNESCO) na formulação de uma política educativa e curricular? Para a concretização desta problemática, elegemos como principais objectivos: conhecer as perspectivas dos agentes políticos e curriculares, sobre a formulação do currículo educacional do ensino superior em Angola; sobre as políticas criadas para o controlo da eficácia do currículo do ensino superior; avaliar da necessidade de um currículo coeso que articule a missão do Ensino Superior nacional com os objectivos das instâncias internacionais; e analisar os vários planos e estratégias governamentais (PND, PNFQ, PDN) e a conciliação com a agenda da UNESCO. Para atingir os objectivos realizámos uma investigação de natureza qualitativa descritiva; com recurso a quatro entrevistas semi-estruturadas, junto de entrevistados que desempenham funções de gestão e liderança, bem como em quadros com cargos de chefia de departamento. Os principais resultados revelam que em Angola não existe um órgão único responsável pela formulação do currículo, à semelhança de outros Estados membros da UNESCO; não existem normativos nem dispositivos de controlo da eficácia do currículo e não existe uma harmonização/coesão entre o currículo no ensino superior. Os resultados apontam também que a missão do ensino superior em Angola está dentro das recomendações da Agenda da Educação UNESCO 2030 embora a internacionalização curricular seja, ainda, incipiente.
Discussions on the long-term strategies of the development of the States are essentially a multidisciplinary approach, adding that the complexity and inability to decide phenomena that threaten today's world decision makers to pay more attention to the fundamental trends that will shape the educational reality. The internationalization of curricular studies can be understood as the creation of transnational spaces, where traditions of local knowledge in curricular research can be carried out together and not only as local representations. This is a mission that, above all, belongs to the Universities, through the curriculum they pursue in their courses, so it is in this context that our research question emerges: how the mission of Higher Education in Angola is linked and/or conflicts within the scope of Education for Global Citizenship, with the interventions of international institutions (UNESCO) in the formulation of an educational and curricular policy? To achieve this, we have chosen these main objectives: to know the perspectives of the political and curricular agents, on the formulation of the educational curriculum of higher education in Angola; on policies designed to monitor the effectiveness of the higher education curriculum; to evaluate the need for a cohesive curriculum that articulates the mission of the National Higher Education with the objectives of the international bodies; and analyze the various government plans and strategies (PND, PNFQ, PDN) and reconciliation with the UNESCO agenda. In order to achieve the objectives, we carried out an investigation of a qualitative descriptive nature; with the use of four semi - structured interviews with interviewees who perform management and leadership roles, as well as in management positions with department heads. The main results show that in Angola there is no single body responsible for formulating the curriculum, like other UNESCO Member States; there are no rules or arrangements to monitor the effectiveness of the curriculum and there is no harmonization / cohesion between the curriculum in higher education. The results also indicate that the mission of higher education in Angola is within the recommendations of the UNESCO Education Agenda 2030, although the internationalization is still at the biginning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59186
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Macedo José Diogo.pdf2,39 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID