Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59222

TítuloO contributo da educação artística nos contextos de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo
Autor(es)Lourenço, Joana Alexandra Ribeiro Lourenço
Orientador(es)Palhares, Sandra Susana Pires Silva
Palavras-chaveEducação artística
Expressão plástica
Artes visuais
Contributo
Artistic expression
Plastic expression
Visual arts
Contribution
Data2018
Resumo(s)O presente relatório reflete sobre os contributos da educação artística no desenvolvimento das aprendizagens das crianças dos contextos de pré-escolar e 1º ciclo. Este relatório fundamentase em dois projetos de intervenção pedagógica que tiveram como base a metodologia de Investigação-Ação. O denominador comum entre ambos os estágios foi o desenvolvimento de projetos no âmbito da educação artística. A partir das Artes Visuais e da Educação e Expressão Plástica pretendeu-se articular todas as áreas do currículo. O presente relatório está estruturado em três partes. A primeira parte reflete sobre a importância da arte através de um referencial teórico que terá como objetivo fundamentar a intencionalidade educativa e pedagógica. Na segunda parte contextualiza-se a abordagem da Educação Artística em dois estágios e respetivos estágios tanto ao nível do pré-escolar como ao nível do 1º ciclo, bem como analisados e avaliados dados retirados de intervenções. Na terceira e última parte são apresentadas as conclusões finais, que são a avaliação da concretização dos objetivos propostos com os projetos de intervenção pedagógica e da minha intervenção como estagiária nos contextos, existindo uma reflexão sobre o percurso e as aprendizagens efetuadas durante o período de estágio.
This report reflects about the contribution of the artistic education in the development of the children’s learning in the contexts of preschool and Elementary school. This document is based on two projects of pedagogical intervention that had as basis the methodology action-research. The common denominator between both internships was the development of projects in the scope of artistic education. Taking the Visual Arts and Education and Plastic Expression as the basis, the goal was to articulate them with all of the remaining areas of the curriculum. This training report is structured in three parts. The first part reflects about the importance of art through a theoretical benchmark that justifies the educational and pedagogical intent. On the second part it is contextualized the approach to Artistic Education in two internships related to both preschool and elementary school, as well as analyzed and evaluated data taken from the interventions. On the third and last part are presented the final conclusions: the evaluation of the implementation of the objectives imposed by the pedagogical intervention projects; my own intervention as an internship student; and, finally, a reflection about the path and learning carried out during the internship.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59222
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Alexandra Ribeiro Lourenço.pdf
Acesso restrito!
4,55 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID