Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59222
Título: | O contributo da educação artística nos contextos de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo |
Autor(es): | Lourenço, Joana Alexandra Ribeiro Lourenço |
Orientador(es): | Palhares, Sandra Susana Pires Silva |
Palavras-chave: | Educação artística Expressão plástica Artes visuais Contributo Artistic expression Plastic expression Visual arts Contribution |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente relatório reflete sobre os contributos da educação artística no desenvolvimento
das aprendizagens das crianças dos contextos de pré-escolar e 1º ciclo. Este relatório fundamentase
em dois projetos de intervenção pedagógica que tiveram como base a metodologia de
Investigação-Ação. O denominador comum entre ambos os estágios foi o desenvolvimento de
projetos no âmbito da educação artística. A partir das Artes Visuais e da Educação e Expressão
Plástica pretendeu-se articular todas as áreas do currículo.
O presente relatório está estruturado em três partes. A primeira parte reflete sobre a
importância da arte através de um referencial teórico que terá como objetivo fundamentar a
intencionalidade educativa e pedagógica. Na segunda parte contextualiza-se a abordagem da
Educação Artística em dois estágios e respetivos estágios tanto ao nível do pré-escolar como ao
nível do 1º ciclo, bem como analisados e avaliados dados retirados de intervenções. Na terceira e
última parte são apresentadas as conclusões finais, que são a avaliação da concretização dos
objetivos propostos com os projetos de intervenção pedagógica e da minha intervenção como
estagiária nos contextos, existindo uma reflexão sobre o percurso e as aprendizagens efetuadas
durante o período de estágio. This report reflects about the contribution of the artistic education in the development of the children’s learning in the contexts of preschool and Elementary school. This document is based on two projects of pedagogical intervention that had as basis the methodology action-research. The common denominator between both internships was the development of projects in the scope of artistic education. Taking the Visual Arts and Education and Plastic Expression as the basis, the goal was to articulate them with all of the remaining areas of the curriculum. This training report is structured in three parts. The first part reflects about the importance of art through a theoretical benchmark that justifies the educational and pedagogical intent. On the second part it is contextualized the approach to Artistic Education in two internships related to both preschool and elementary school, as well as analyzed and evaluated data taken from the interventions. On the third and last part are presented the final conclusions: the evaluation of the implementation of the objectives imposed by the pedagogical intervention projects; my own intervention as an internship student; and, finally, a reflection about the path and learning carried out during the internship. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59222 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joana Alexandra Ribeiro Lourenço.pdf Acesso restrito! | 4,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |