Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59350

TítuloUma outra ameaça fantasma: a relação entre autor, conteúdos e públicos em The Prequels Strike Back
Outro(s) título(s)Another phantom menace: the relation established by author, contents and audiences in The Prequels Strike Back
Autor(es)Moura, Pedro Filipe Ribeiro de
Palavras-chaveCooperação textual
Cultura de convergência
Narrativas transmediáticas
Star Wars
Umberto Eco
Textual cooperation
Convergence culture
Transmedia storytelling
Data2019
EditoraObservatório da Comunicação (OberCom)
RevistaObservatorio (obs*) Journal
CitaçãoMoura, P. (2019). Uma outra Ameaça Fantasma: a relação entre autor, conteúdos e públicos em The Prequels Strike Back. Observatorio, 13(1), 122-136. DOI: 10.15847/obsOBS13120191308.
Resumo(s)As prequelas de Star Wars (1999-2005) são, ainda hoje, obras controversas entre os fãs desta narrativa transmediática. O documentário The Prequels Strike Back (2016) procurou compreender a insatisfação de parte destes públicos, mas também a recepção daqueles que, tendo apreciado a segunda trilogia da saga, se viram inseridos numa cultura de antagonismo aos filmes. Neste artigo apresenta-se uma análise do documentário, centrando-se no modo como a recepção das prequelas foi retratada. O modelo de cooperação textual de Umberto Eco e os conceitos de cultura de convergência e narrativas transmediáticas de Henry Jenkins foram as principais referências usadas na análise. Concluiu-se que apesar de abordar pertinentemente os diferentes elementos constitutivos da proposta do autor italiano, o documentário ignorou uma dimensão crucial para a compreensão da recepção dos públicos de Star Wars: a natureza transmediática de uma saga que não esteve suspensa entre o final da trilogia original e o lançamento das prequelas.
Star Wars Prequels (1999-2005) are still controversial amidst the fans of this transmedia narrative. The documentary The Prequels Strike Back (2016) sought to understand the frustration of the unhappy part of the audience. It also approached the reception of those who, despite enjoying the second trilogy of the saga, were surrounded by an antagonistic culture towards the prequels. This article develops an analysis of the documentary, focusing on how the prequels' reception was presented. It has Umberto Eco's textual cooperation model and Henry Jenkins’ convergence culture and transmedia storytelling concepts as the main analytical references. The article argues that, despite presenting relevant features of Eco's model, the documentary neglects a crucial dimension for understanding the Star Wars audiences' reception: the transmedia nature of a saga that wasn't on hold between the original and the prequel trilogies.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59350
DOI10.15847/obsOBS13120191308
ISSN1646-5954
Versão da editorahttp://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1308
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Moura_2019_Prequels.pdf353,9 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID