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TítuloArte e moda: perceções relativamente à moda como forma de arte
Outro(s) título(s)Art and fashion: perceptions related to fashion as a form of art
Autor(es)Roque, Marisa Fernandes
Orientador(es)Mota-Ribeiro, Silvana
Palavras-chaveModa
Arte
Perceções
Moda artística
Conceito de arte
Fashion
Art
Perceptions
Artistic fashion
Concept of art
Data2018
Resumo(s)Se considerarmos a arte como uma forma de o ser humano expressar os seus sentimentos, algo que cria e manifesta o Belo, entre outos aspetos, esta pode ser comparado à moda, pois possui algumas e fundamentais características comuns. Este projeto visa explorar e refletir sobre a possibilidade da moda como forma de arte, esgrimindo argumentos e dúvidas que têm surgido ao longo do tempo, com o objetivo de investigar as perceções dos indivíduos sobre a questão fundamental: será a moda uma forma de arte? Na atualidade, definir ou circunscrever o que é a arte é suficientemente complicado; se colocarmos a questão de a moda e as suas criações poderem equivaler a objetos artísticos, a questão pode ser ainda mais complexa. Isto porque a moda parece seguir dois caminhos paradoxais. Por um lado, possui características como a criatividade, a exclusividade, o caráter conceptual e até legitimação de instituições, como museus. Por outro lado, a moda parece distanciar-se da noção de objeto artístico, muitas vezes concebida apenas como vestuário, algo efémero, que é produzido a uma escala industrial. Com este propósito, pretendemos passar por uma panorâmica breve dos momentos mais importantes da história da arte e da história da moda e os seus conceitos para compreender melhor as suas semelhanças, as suas diferenças e como se interligam ao longo dos anos. O objetivo é, também, perceber os processos por que passam os artistas para chegarem ao projeto final, o sentimento e a inspiração que é utilizada para as criações, as formas como essas obras são expostas ao público, qual o objetivo da obra final – expressar uma identidade, uma linguagem própria? Protestar socialmente? Criar algo Belo? Romper com os cânones dominantes? Por fim, o estudo tem como objetivo, com base nas questões previamente abordadas, compreender as perceções sociais dos indivíduos acerca das possibilidades de a moda ser arte e porque é que a consideram ou não como tal, através da análise dos dados de um inquérito.
If we consider art as a way for the human to express their feelings, something that creates and manifests Beauty, among other aspects, this can be compared to fashion, because it has some common fundamental characteristics. This project aims to explore and reflect upon the possibility of fashion being a form of art, by putting forward arguments and doubts that have arisen over time, with the objective of investigating the perceptions of individuals on a fundamental question: Is fashion a form of art? Nowadays, defining or circumscribing what art is, is complicated enough; if we put the question that fashion and its creations can be equivalent to artistic objects, the question can be even more complex. This is because fashion seems to follow two paradoxical paths. On the one hand, it has characteristics such as creativity, exclusivity, conceptual character and even legitimacy of institutions such as museums. On the other hand, fashion seems to distance itself from the notion of an artistic object, often conceived merely as clothing, something ephemeral, which is produced on an industrial scale. To this end, we intend to undergo a brief overview of the most important parts of the history of art and the history of fashion and its concepts to better understand their similarities, their differences and how they intertwine over the years. The goal is also to understand the processes that artists and designers go through until they reach the final project, the feeling and inspiration that is used for the creations, the ways in which these works are exposed to the public, what the purpose of the final work is - to express an identity, a language of its own? Protest socially? Create something beautiful? Break up with the dominant canons? Finally, the study aims, based on the previously discussed issues, to understand the social perceptions about the possibilities of fashion being art and why they consider it as such, through the analysis of the data of an inquiry.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59383
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3_Dissertacao_PG33181_MarisaRoque.pdf
Acesso restrito!
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