Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59506
Título: | (Re)construindo, (re)educando |
Outro(s) título(s): | (Re)building, (re)educating |
Autor(es): | Mendes, Daniela Soraia Monteiro |
Orientador(es): | Antunes, Maria da Conceição Pinto |
Palavras-chave: | Pobreza Famílias multiproblemáticas Educação de adultos Intervenção comunitária Poverty Problematic families Adulthood education Community intervention |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio é resultado de uma investigação/ intervenção efetuada
numa instituição pública da administração local, no Nordeste Trasmontano, mais concretamente
junto de três famílias. O nosso público-alvo foi previamente selecionado pela nossa instituição em
conjunto com a Segurança Social. Desta forma, foram-nos designados dezasseis indivíduos dos
19 meses aos 53 anos de idade, cujo ponto comum, incidia na diversidade de problemáticas,
nomeadamente, falta de higienização, baixas competências parentais, sociais, pessoais,
desorganização e escassez de autonomia. O projeto “(Re)construindo, (re)educando”,
desenvolveu-se no âmbito do paradigma qualitativo/interpretativo hermenêutico, com recurso à
metodologia de investigação-ação participativa e às técnicas de animação sociocultural. Após
analisarmos, investigarmos e questionarmos, trabalhamos para minimizar e/ou colmatar as
necessidades dos participantes e investir nos seus interesses e potencialidades. Neste sentido
foram desenvolvidas seis oficinas: 1-oficina dos trabalhos manuais; 2- oficina da língua
portuguesa;3- oficina da gestão doméstica; 4- oficina da educação/promoção da saúde; 5- oficina
do relacionamento interpessoal e parental; 6- oficina do ambiente e da reciclagem. Nestas foram
desenvolvidas atividades de forma a estimular os participantes para a aquisição de boas práticas.
Através dos dados recolhidos, verificámos que obtivemos resultados positivos, tais como: melhoria
da fluência da língua portuguesa; poupança e reaproveitamento de materiais; melhores hábitos de
alimentação e higiene, aquisição de competências de gestão doméstica e financeira, aquisição de
competências parentais entre outras. This internship report is the result of an investigation/intervention done in a public institution of local administration, in the “Nordeste Trasmontano”, more specifically next to three families. Our public was previously selected by our institution together with Social Security. By this way, we worked with sixteen individuals from nineteen months to fifteen three years old, that have in common the lack of hygiene, low parental, social, personal competences, disorganization and lack of autonomy. The project “(Re)building, (re)educating” was developed in the extent of the paradigma qualitative/ explanatory hermeneutic with resource to the methodology of investigationachion and questioning, working to minimize and/or filling the needs of participants and invest in their interests and potentialities. Thought, we developed six workshops: 1- workshop of handworking; 2- workshop of portuguese langue; 3-workshop of home management; 4- workshop of education/health promotion; 5- workshop of parental and interpesornal relationship; 6- workshop of environment and recycling. In these, there were developed activities to stimulate the participants to acquire good practies. Through the information collected, we could see that we had positive results like: improvement in Portuguese language fluency, hygiene, acquisition of home and financial management competences among others. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59506 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniela Soraia Monteiro Mendes.pdf Acesso restrito! | Relatório de Estágio | 2,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |