Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59582
Título: | Cinema transcultural em debate numa rede de conhecimento: significados pós-coloniais híbridos no cinema de resistência |
Outro(s) título(s): | Transcultural cinema debated in a knowledge network: postcolonial hybrid meanings within resistance cinema |
Autor(es): | Andrade, Pedro José de Oliveira |
Palavras-chave: | Cinema transcultural em rede de conhecimento Representações icónicas pós-coloniais Hibridação Conflito de significados Públicos do cinema de resistência Transcultural cinema in a knowledge network Postcolonial iconic representations Hybridization Conflict of meanings Resistance cinema audience |
Data: | 2016 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Revista: | Comunicação e Sociedade |
Citação: | Andrade, P. (2016). Cinema transcultural em debate numa rede de conhecimento: significados pós-coloniais híbridos no cinema de resistência. Comunicação e Sociedade, 29, 377 – 394. DOI: 10.17231/comsoc.29(2016).2426 |
Resumo(s): | O presente texto visa apresentar uma Rede de Conhecimento sobre Comunicação Transcultural em construção, organizada em Arquivos, Bases de Conhecimento e Museus Virtuais. Uma das suas partes substantivas, o Nó de Conhecimento Cinema Transcultural, reúne conhecimento e fontes (textos de Film Studies, fotos, vídeos, etc.) sobre cinema crítico e de resistência. Este Nó articula teorias e conceitos pós-coloniais a análises/interpretações baseadas em exemplos de imagens e vídeos de filmes que testemunham representações pós-coloniais. O “choque de civilizações” é uma ideia central subjacente ao debate sobre o dissenso e/ou consenso entre culturas e acerca do pós-colonialismo. A dissemelhança entre sociedades e culturas, coloniais e pós-coloniais, frequentemente toma a forma de um “conflito de significados”. E a resistência discursiva contra o colonialismo apoia-se frequentemente na mobilização de hibridações. As culturas contemporâneas são essencialmente “culturas híbridas”. Uma tal natureza híbrida encontra-se presente em muitas imagens e sons do cinema de resistência, e é urgente sublinhar as suas características, por exemplo dicotomias centrais transmitidas pelos seus autores: “colonizador/colonizado”, “identidade/diferença”, “poder/não poder”. Os públicos do cinema de resistência podem ver e criticar, de forma participativa, as visões de mundo e discursos transmitidos pela imaginação cinematográfica/militantismo no cinema, contribuindo para um fundo comum e global da cultura/conhecimento críticos. This paper aims to present a Knowledge Network on Transcultural Communication, a work in progress organized in Archives, Knowledge Bases and Virtual Museums. One of its substantive parts, the Knowledge Node Transcultural Cinema, gathers knowledge and sources (Film Studies texts, photos, videos, etc.) about critical cinema and resistance cinema. This node articulates theories and postcolonial concepts to analysis/interpretations based on examples of film images and videos that include postcolonial representations. The “clash of civilizations” is a core idea underlying the debate on dissent and / or consensus among cultures and about postcolonialism. The dissimilarity between colonial / postcolonial societies and cultures, often takes the form of a “conflict of meanings.” And the discursive resistance against colonialism is often based on mobilizing hybridizations. Contemporary cultures are essentially “hybrid cultures”. Such hybrid nature is present in many images and sounds of resistance cinema, and it is urgent to emphasize its characteristics, for example central dichotomies transmitted by authors of this cinema genre: “colonizer / colonized,” “identity / difference,” “power / no power”. Resistance film audiences can see and criticize, in a participatory way, the worldviews and discourses shared by cinema imagination / activism in cinema, contributing to a common, global and critical culture / knowledge. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59582 |
DOI: | 10.17231/comsoc.29(2016).2426 |
ISSN: | 2183-3575 |
e-ISSN: | 1645-2089 |
Versão da editora: | http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2426 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_Andrade_Cinema-transcultural_EN.pdf | English version | 874,82 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
2016_Andrade_Cinema-transcultural_PT.pdf | Versão portuguesa | 2,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |