Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59590

TítuloConvencimento e verdade nos processos judiciais
Autor(es)Lourenço, Maria João
Palavras-chaveProva
Verdade
Convencimento
Finalidades da prova
Data2018
RevistaRevista de Direito da Universidade Federal de Viçosa
CitaçãoLOURENÇO, Maria João - Convencimento e verdade nos processos judiciais. Revista de Direito da Universidade de Federal de Viçosa. V. 10. N 2 (2018). ISSN 2527-0389. PP. 343-371.
Resumo(s)Neste artigo analisaremos as finalidades da prova nos processos judiciais e procuraremos refletir se os intervenientes processuais reduzem o seu desígnio ao convencimento do julgador acerca das narrativas que são contadas pelas partes. Atualmente, sendo amplamente reconhecidas as dificuldades que se colocam à descoberta da chamada “verdade material”, parece que o objetivo do processo se afasta da mesma, centrando-se sobretudo na narrativa que o envolve. Contudo, ponderadas todas as condicionantes que pautam a atividade judicial e jurisdicional, acreditamos que a verdade a que se chega nos processos não estará muito longe da desejada “verdade” e provavelmente as causas deste distanciamento passarão mais pelas exigências e limitações de prova do que pela narrativa oferecida pelas partes.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59590
DOI10.32361/20181022044
ISSN2527-0389
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:ED/DH-CII - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Convencimento e verdade nos processos jduiciais_Revista Direito Viçosa.pdf349,58 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID