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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZagalo, Nelsonpor
dc.contributor.authorSicart, Miguelpor
dc.contributor.authorFerreira, Emmanoelpor
dc.date.accessioned2019-04-11T10:57:24Z-
dc.date.available2019-04-11T10:57:24Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationZagalo, N., Sicart, M. & Ferreira, E. (2015). Comunicação nos videojogos: nota editorial. Comunicação e Sociedade, 27, 9 – 12. DOI: 10.17231/comsoc.27(2015).2085por
dc.identifier.issn1645-2089por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/59981-
dc.descriptionEnglish version - DOI: 10.17231/comsoc.27(2015).2087por
dc.description.abstract[Excerto] A história dos videojogos, pela sua génese e dependência tecnológicas, tem sido habitualmente traçada por comparação com a história da informática. Contudo, se nos distanciarmos do processo evolutivo e técnico do meio e atendermos aos momentoschave do seu passado, facilmente encontraremos relações com os movimentos e tensões de ordem cultural, económica e social de cada época. Desde logo, o primeiro jogo a funcionar num computador digital, “Spacewar!” (1962), desenvolvido num DEC PDP-1, no Massachussets Institute of Technology (MIT), aponta para problemas específicos daquele período, nomeadamente a corrida às armas dos EUA e da URSS num contexto de Guerra Fria. Em “Spacewar!” simulava-se, num tubo de raios catódicos, um combate entre duas naves espaciais, o que para o diretor criativo da Atari, Paul Steed, “Era um reflexo da época. Existia toda uma paranóia com os russos, um medo dos comunistas atacarem. O jogo atingia assim diretamente o inconsciente coletivo, que dizia ‘temos medo, a guerra pode começar a qualquer momento’”. Longe de constituir um meio neutro, como é a opinião de muitos, os videojogos têm dialogado, implícita ou explicitamente, desde os seus primórdios, com as mais diversas esferas sociais.por
dc.description.abstract[Excerpt] The video game history can be traced to history that goes hand in hand with the history of modern computing. This story, if not taken only by the bias of the “evolution” of digital technologies, can also (and should) be read from key moments that represent movements and tensions of cultural, economic and social, directly related to each of their times. No wonder the first game running on a digital computer, Spacewar !, developed between the years 1961 and 1962 by Steve Russell et. al. on a DEC PDP-1 computer at the Massachusetts Institute of Technology (MIT), points to issues in vogue at the time, notably the arms race between the US and the then USSR in the context of the Cold War: Spacewar! simulates, in a cathode ray tube, a battle between two spacecraft. As stated by the creative director of Atari, Paul Steed, “it was a reflection of the time. There was that paranoia with the Soviets. A fear of the Communists attack. The game directly reached the collective unconscious of society saying, ‘we are afraid the war might burst’”. Far from being a neutral or naïf, as many still insist on seeing them, videogames, since its inception, are consistent (implicitly or explicitly) directly with the various social spheres of their time. Zeitgeist.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectVideojogospor
dc.subjectCommunicationpor
dc.subjectVideogamespor
dc.titleComunicação nos videojogos: nota editorialpor
dc.title.alternativeCommunication in videogames: editorial notepor
dc.typejournalEditorialpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2085por
oaire.citationStartPage9por
oaire.citationEndPage12por
oaire.citationVolume27por
dc.identifier.eissn2183-3575por
dc.identifier.doi10.17231/comsoc.27(2015).2085por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalComunicação e Sociedadepor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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