Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/600

TítuloProjecto TerminUM
Autor(es)Almeida, J. J.
Simões, Alberto
Castro, José Alves de
Martins, Bruno
Silva, Paulo
Data2003
CitaçãoALMEIDA, J. J. [et al.] - Projecto TerminUM. In WORKSHOP EM CORPORA PARALELOS, APLICAÇÕES E ALGORITMOS ASSOCIADOS : CP3A, 2003. [S.l. : s.n.], [c. 2003].
Resumo(s)O projecto TerminUM tem como objectivos principais o estudo, experimentação e a criação de recursos na área dos corpora paralelos, terminologia (descritiva) e recursos multilingues ligados a corpora. * fazer extracção tão automática quanto possível de corpora a partir da web; * fazer extracção de dicionários, de terminologia e de outros recursos ligados à tradução; * criar e interligar as ferramentas desenvolvidas; * criar e disponibilizar: (1) listas de Bitextos, corpora e corpora paralelos, (2) ferramentas de criação e transformação de corpora, (3) recursos multilingues derivados/ligados a corpora. Nesta apresentação serão abordadas algumas tarefas presentemente a decorrer no âmbito do projecto, nomeadamente: 1. ciclo de vida da construção e transformação de corpora; 2. resumo das ferramentas desenvolvidas (e em desenvolvimento); 3. construção de corpora paralelos tomando como base legendas de filmes (subtitles), ficheiro de internacionalização (mensagens de software .po) e ficheiros de memórias de tradução (TMX); 4. animação de corpora paralelos via web (criação de motores de consulta usando diversas ferramentas).
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/600
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DI/CCTC - Artigos (papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
cp3a2003-terminum.pdf215,59 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID