Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60255

TítuloMapeamento das comunidades online portuguesas de fãs: o caso de Star Wars e do Marvel Cinematic Universe
Autor(es)Moura, Pedro Filipe Ribeiro de
Pereira, Sara
Palavras-chaveComunidades online
Fandom
Narrativas transmediáticas
Netnografia
Data2019
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
CitaçãoMoura, P. & Pereira, S. (2019). Mapeamento das comunidades online portuguesas de fãs: o caso de Star Wars e do Marvel Cinematic Universe. In Z. Pinto-Coelho, S. Marinho & T. Ruão (Eds.), Comunidades, participação e regulação. VI Jornadas Doutorais, Comunicação & Estudos Culturais (pp. 32-51). Braga: CECS.
Resumo(s)Neste estudo apresenta-se uma análise netnográfica exploratória das comunidades de fãs portuguesas de duas das mais relevantes narrativas transmediáticas da atualidade: Star Wars e Marvel Cinematic Universe. Fãs e narrativas transmediáticas estabelecem uma relação umbilical nas propostas de Henry Jenkins sobre a emergência de uma cultura de convergência: as últimas seriam, em larga medida, uma resposta às práticas intensivas e coletivas dos primeiros. Contudo, a fandom portuguesa, incluindo aquela que se desenvolve (também) na Web, encontra-se escassamente estudada. Este trabalho procura contribuir para o esbatimento desta carência, tendo encontrado baixos níveis de interação e participação online entre fãs nas quatro comunidades abertas analisadas. Estas funcionaram, durante o período analisado (setembro e os primeiros nove dias de outubro de 2018), sobretudo como um veículo de divulgação de informação relacionada com as narrativas transmediáticas em questão ou com as atividades offline dos grupos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60255
ISBN978-989-8600-82-0
Versão da editorahttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/249
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019_Moura_Pereira_Mapeamento-comunidades-online-fas.pdf146,71 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID