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TítuloAs narrativas de Mona Hatoum e o efeito de ‘contraponto’: des-emoldurando o doméstico enquanto performatividade e gesto político
Outro(s) título(s)The Narratives of Mona Hatoum and the ‘Contrapuntal’ Effect: Unframing Domesticity as Performativity and Political Gesture
Autor(es)Macedo, Ana Gabriela
Palavras-chaveespaço doméstico
exílio
contraponto
público/privado
art
contrapuntal
exile
resilience
Data5-Jan-2019
EditoraUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
RevistaRevista Estudos Feministas
CitaçãoMacedo, Ana Gabriela Vilela Pereira de. As narrativas de Mona Hatoum e o efeito de ‘contraponto’: des-emoldurando o doméstico enquanto performatividade e gesto político. Rev. Estud. Fem. [online]. 2019, vol.27, n.1, e58888. Epub 14-Mar-2019. ISSN 0104-026X. http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n158888.
Resumo(s)Na minha intervenção procurarei focar aspectos vários da poética visual e narrativa da artista palestiniana Mona Hatoum, há longos anos exilada em Londres e Berlim, à luz do conceito de “contraponto”, de Edward Said, e da sua interrogação das fronteiras do público e do privado. A desfamiliarização do espaço doméstico e dos objectos “banais” do quotidiano propostos pela artista na sua obra, as suas narrativas de des-figuração e des-emolduramento performativo, serão aqui debatidas enquanto metáfora de estranhamento emocional e despaisamento social e político, em tempos de exílio e migrações. Através da minha discussão e dos meus estudos de caso procurarei igualmente reflectir sobre os novos desafios que o Feminismo como movimento emancipatório e pensamento crítico resiliente enfrenta hoje, num contexto transnacional.
In this paper I will focus on the work of the Palestinian artist Mona Hatoum, who has been an exile and an emigré for many years and who strongly reflects this identitarian condition in her artistic practice. My discussion will be anchored in Said’s concept of the “contrapuntal” and his questioning of the borders between public and private space, the emotional and the political, the fading notions of “home” and “homeland” in the context of migration and exile. Moreover, I will argue that as a woman artist who is socially and politically engaged Hatoum’s work helps us reflect on the new challenges transnational Feminism faces today as an emancipatory and a resilient critical movement.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60281
DOI10.1590/1806-9584-2019 v27n158888
ISSN0104-026
Versão da editorahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0104-026X20190001&lng=pt&nrm=iso
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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