Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60317

TítuloContributos do Design para intervenção social na criação e desenvolvimento de produtos artesanais têxteis: estudos de caso: “As Capuchinhas de Montemuro” e “Mulheres de Bucos”
Autor(es)Cardoso, Virginia Hellena Viana
Orientador(es)Broega, A. C.
Trigueiros, Paula
Palavras-chaveArtesanato
Design
Têxtil
Intervenção social
Crafts
Textile
Social intervention
Data2019
Resumo(s)Esta pesquisa apresenta um olhar sobre questões relacionadas com as intervenções dos designers em grupos de produção têxtil artesanal e tem como proposta analisar dois grupos portugueses e um grupo brasileiro que desenvolvem trabalhos artesanais com a interferência do design. No intuito de lançar luzes sobre esse questionamento, o estudo tem como objetivo geral analisar, conhecer e comparar intervenções e contributos do design na criação e desenvolvimento de produtos artesanais de base têxtil, respeitando aspetos culturais e económicos de uma região, e fomentando a sustentabilidade socioeconómica de grupos socialmente desfavorecidos. O referencial teórico iniciou-se com os conceitos de artesanato tradicional, contemporâneo ou urbano, o artesanato têxtil português e, para finalizar, as intervenções do design na criação e desenvolvimento do produto artesanal em Portugal e no Brasil. Foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre 3 grupos selecionados, as quais prepararam o contacto pessoal com os mesmos. O percurso metodológico partiu de uma abordagem qualitativa para a recolha e análise dos dados, que foram realizadas com recurso a entrevistas com questionário semiestruturado diretamente aplicadas aos artesãos e aos designers que trabalhavam com os grupos. As conclusões indicam que o sucesso da forma como essas intervenções são realizadas está diretamente relacionado com os interesses dos grupos, ou seja, quando o trabalho com o artesanato é assumido como profissão, quando a formação do grupo é realizada de forma espontânea, há mais possibilidades de o grupo continuar ativo para além do tempo de vigência dos projetos e financiamentos associados àquelas formas de intervenção do design. Há ainda muito a estudar sobre o assunto, como se trata de uma pesquisa de cunho social, ela está em constante movimento, devendo ser pesquisada constantemente.
This research gives an insight into matters relating to the interventions of the designers in artisanal textile production groups and aims to analyze two portuguese groups and one Brazilian group that develop handicraft textiles with the interference of the design. With the intention of shedding light on this questioning, the study has as general objective to analyze, to know and to compare interventions and contributions of the design in the creation and development of handmade products of textile base, respecting cultural and economic aspects of a region, and promoting the socio-economic sustainability of socially disadvantaged groups. The theoretical reference began with the concepts of traditional, contemporary or urban handicrafts, the portuguese textile handicraft and, finally, the design interventions in the creation and development of the handicraft product in Portugal and Brazil. Literature searches were conducted on three selected groups, which prepared the personal contact with them. The methodological approach was based on a qualitative approach and also on the use of ethnographic tools for data collection and analysis, which were performed using semistructured questionnaires directly applied to the artisans and designers who worked with the groups. The conclusions indicate that the success of the way these interventions are performed is directly related to the interests of the groups, that is, when the work with the handicraft is assumed as a profession, when the formation of the group is carried out spontaneously, there is a greater possibility that the group will remain active beyond the time of effectiveness of the projects and financing associated with those forms of design intervention. There is still much to study on the subject, as it is a social research, it is in constant motion and should be constantly searched.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Design e Marketing de Produtos Têxtil, Vestuário e Acessórios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60317
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Virginia+Hellena+Viana+CardosoFINAL.pdf3,23 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID