Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60317
Título: | Contributos do Design para intervenção social na criação e desenvolvimento de produtos artesanais têxteis: estudos de caso: “As Capuchinhas de Montemuro” e “Mulheres de Bucos” |
Autor(es): | Cardoso, Virginia Hellena Viana |
Orientador(es): | Broega, A. C. Trigueiros, Paula |
Palavras-chave: | Artesanato Design Têxtil Intervenção social Crafts Textile Social intervention |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Esta pesquisa apresenta um olhar sobre questões relacionadas com as intervenções dos
designers em grupos de produção têxtil artesanal e tem como proposta analisar dois grupos
portugueses e um grupo brasileiro que desenvolvem trabalhos artesanais com a
interferência do design. No intuito de lançar luzes sobre esse questionamento, o estudo tem
como objetivo geral analisar, conhecer e comparar intervenções e contributos do design na
criação e desenvolvimento de produtos artesanais de base têxtil, respeitando aspetos
culturais e económicos de uma região, e fomentando a sustentabilidade socioeconómica de
grupos socialmente desfavorecidos. O referencial teórico iniciou-se com os conceitos de
artesanato tradicional, contemporâneo ou urbano, o artesanato têxtil português e, para
finalizar, as intervenções do design na criação e desenvolvimento do produto artesanal em
Portugal e no Brasil. Foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre 3 grupos selecionados,
as quais prepararam o contacto pessoal com os mesmos. O percurso metodológico partiu de
uma abordagem qualitativa para a recolha e análise dos dados, que foram realizadas com
recurso a entrevistas com questionário semiestruturado diretamente aplicadas aos artesãos
e aos designers que trabalhavam com os grupos. As conclusões indicam que o sucesso da
forma como essas intervenções são realizadas está diretamente relacionado com os
interesses dos grupos, ou seja, quando o trabalho com o artesanato é assumido como
profissão, quando a formação do grupo é realizada de forma espontânea, há mais
possibilidades de o grupo continuar ativo para além do tempo de vigência dos projetos e
financiamentos associados àquelas formas de intervenção do design.
Há ainda muito a estudar sobre o assunto, como se trata de uma pesquisa de cunho social,
ela está em constante movimento, devendo ser pesquisada constantemente. This research gives an insight into matters relating to the interventions of the designers in artisanal textile production groups and aims to analyze two portuguese groups and one Brazilian group that develop handicraft textiles with the interference of the design. With the intention of shedding light on this questioning, the study has as general objective to analyze, to know and to compare interventions and contributions of the design in the creation and development of handmade products of textile base, respecting cultural and economic aspects of a region, and promoting the socio-economic sustainability of socially disadvantaged groups. The theoretical reference began with the concepts of traditional, contemporary or urban handicrafts, the portuguese textile handicraft and, finally, the design interventions in the creation and development of the handicraft product in Portugal and Brazil. Literature searches were conducted on three selected groups, which prepared the personal contact with them. The methodological approach was based on a qualitative approach and also on the use of ethnographic tools for data collection and analysis, which were performed using semistructured questionnaires directly applied to the artisans and designers who worked with the groups. The conclusions indicate that the success of the way these interventions are performed is directly related to the interests of the groups, that is, when the work with the handicraft is assumed as a profession, when the formation of the group is carried out spontaneously, there is a greater possibility that the group will remain active beyond the time of effectiveness of the projects and financing associated with those forms of design intervention. There is still much to study on the subject, as it is a social research, it is in constant motion and should be constantly searched. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Design e Marketing de Produtos Têxtil, Vestuário e Acessórios |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60317 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DET/2C2T - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Virginia+Hellena+Viana+CardosoFINAL.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |