Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60359
Título: | O planeamento estratégico nas organizações: os estudos de caso da empresa Cordeiro Campos e Hotel Flôr de Sal |
Autor(es): | Carvalho, Stéphanie da Cunha |
Orientador(es): | Oliveira, Madalena |
Palavras-chave: | Planear Planeamento estratégico Comunicação offline e online Organizações Planning Strategic planning Offline and online communication Organizations |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente relatório surge como resultado de um estágio curricular numa
agência de comunicação, a Blisq Creative. Nas próximas páginas consta a minha
experiência de três meses de estágio e uma reflexão da importância do
planeamento na vida moderna, num contexto mais pessoal, afunilando para a
minha questão principal: a importância do planeamento estratégico nas
organizações.
Atualmente todas as atividades supõem um plano. O planeamento tornou-se
ação fundamental na vida moderna. A procura pela determinação antecipada e
clara do que se pretende e quais os objetivos a serem atingidos na vida pessoal,
ou em qualquer outra questão do quotidiano, tornou o planeamento uma função
indispensável.
A globalização e o aumento da competitividade das empresas têm obrigado as
organizações a apostar na comunicação estratégica e, por consequência, num
planeamento estratégico, para se diferenciarem no mercado. Tendo em conta a
dificuldade em captar a atenção de um público cada vez mais informado e
exigente, as organizações apostam na comunicação offline e online, tendo as
agências de comunicação nessa aposta um papel fundamental.
Sendo este assunto cada vez mais atual, este relatório exprime a vontade de
averiguar a importância que o planeamento estratégico, de ações offline e online,
teve para duas empresas com que pude trabalhar na Blisq, a empresa têxtil
Cordeiro, Campos & Ca., Lda. e o Hotel Flôr de Sal. De ramos bem diferentes,
estas organizações apostaram em atingir objetivos específicos através de uma
comunicação e estratégias bem delineadas. This report is the result of a curricular internship in a design and communication agency, Blisq Creative. In the next pages I will expose my experience of a threemonth internship and a reflection on the importance of planning in the modern life, in a more personal context, addressed to my main question: the importance of strategic planning in organizations. Currently all activities involve a plan. Planning became an essential part of modern life. Planning became an indispensable function due to the need to determinate in advance and clearly what is intended and which goals to achieve in personal life, or any other matter of daily life. Globalization and the increased business competitiveness forced organizations to focus on strategic communication and then on strategic planning in order to differentiate themselves in the market. Given the difficulty in capturing the attention of an increasingly informed and demanding public, organizations are focused on online and offline communication, being the key role played by the communications agencies. As this issue is becoming more current, this report is meant to express the importance of strategic planning, both in offline and online actions, taking into account the example of two companies with which I had the opportunity to work with in Blisq, the textile company Cordeiro, Campos & Cª, Lda. and the Hotel Flôr de Sal. Although they operate in different areas, these organizations set their specific objectives based on a well-defined communication action and strategies. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60359 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
3_Dissertacao_StéphanieCarvalho.pdf Acesso restrito! | 2,72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |