Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60359

TítuloO planeamento estratégico nas organizações: os estudos de caso da empresa Cordeiro Campos e Hotel Flôr de Sal
Autor(es)Carvalho, Stéphanie da Cunha
Orientador(es)Oliveira, Madalena
Palavras-chavePlanear
Planeamento estratégico
Comunicação offline e online
Organizações
Planning
Strategic planning
Offline and online communication
Organizations
Data2019
Resumo(s)O presente relatório surge como resultado de um estágio curricular numa agência de comunicação, a Blisq Creative. Nas próximas páginas consta a minha experiência de três meses de estágio e uma reflexão da importância do planeamento na vida moderna, num contexto mais pessoal, afunilando para a minha questão principal: a importância do planeamento estratégico nas organizações. Atualmente todas as atividades supõem um plano. O planeamento tornou-se ação fundamental na vida moderna. A procura pela determinação antecipada e clara do que se pretende e quais os objetivos a serem atingidos na vida pessoal, ou em qualquer outra questão do quotidiano, tornou o planeamento uma função indispensável. A globalização e o aumento da competitividade das empresas têm obrigado as organizações a apostar na comunicação estratégica e, por consequência, num planeamento estratégico, para se diferenciarem no mercado. Tendo em conta a dificuldade em captar a atenção de um público cada vez mais informado e exigente, as organizações apostam na comunicação offline e online, tendo as agências de comunicação nessa aposta um papel fundamental. Sendo este assunto cada vez mais atual, este relatório exprime a vontade de averiguar a importância que o planeamento estratégico, de ações offline e online, teve para duas empresas com que pude trabalhar na Blisq, a empresa têxtil Cordeiro, Campos & Ca., Lda. e o Hotel Flôr de Sal. De ramos bem diferentes, estas organizações apostaram em atingir objetivos específicos através de uma comunicação e estratégias bem delineadas.
This report is the result of a curricular internship in a design and communication agency, Blisq Creative. In the next pages I will expose my experience of a threemonth internship and a reflection on the importance of planning in the modern life, in a more personal context, addressed to my main question: the importance of strategic planning in organizations. Currently all activities involve a plan. Planning became an essential part of modern life. Planning became an indispensable function due to the need to determinate in advance and clearly what is intended and which goals to achieve in personal life, or any other matter of daily life. Globalization and the increased business competitiveness forced organizations to focus on strategic communication and then on strategic planning in order to differentiate themselves in the market. Given the difficulty in capturing the attention of an increasingly informed and demanding public, organizations are focused on online and offline communication, being the key role played by the communications agencies. As this issue is becoming more current, this report is meant to express the importance of strategic planning, both in offline and online actions, taking into account the example of two companies with which I had the opportunity to work with in Blisq, the textile company Cordeiro, Campos & Cª, Lda. and the Hotel Flôr de Sal. Although they operate in different areas, these organizations set their specific objectives based on a well-defined communication action and strategies.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60359
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3_Dissertacao_StéphanieCarvalho.pdf
Acesso restrito!
2,72 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID