Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60369

TítuloAnálise de abordagens de gestão de projetos aplicáveis à indústria têxtil e de vestuário
Autor(es)Silva, Brenda Faria Monteiro
Orientador(es)Tereso, Anabela Pereira
Amaral, António Manuel Pereira da Silva
Palavras-chaveGestão de projetos
Ferramentas e técnicas
Indústria têxtil e de vestuário
Moda
Project management
Tools and techniques
Textile and clothing industry
Fashion
Data2019
Resumo(s)Os desafios com que as empresas/indústrias se deparam mais frequentemente estão relacionadas com prazos, orçamento, âmbito e qualidade. A gestão de projetos propõe uma abordagem sistemática para debelar essas dificuldades, com a aquisição de novo conhecimento e competências, bem como a implementação de metodologias, processos e técnicas. Estes devem estar alinhados com as estratégias organizacionais, para atingir os objetivos estabelecidos e, consequentemente atingir sucesso. A indústria têxtil e de vestuário, ou indústria da moda, enfrenta os mesmos desafios. O produto da cadeia produtiva da moda são as coleções, que são desenvolvidas de acordo com especificações, tendências e perfis do mercado, especificações estas que evoluem muito rapidamente e, por isso, têm o seu objetivo principal no desenvolvimento de novos produtos e/ou produtos inovadores. Esta indústria tem uma necessidade de inovação permanente, incorporando novos estilos e formas de atrair novos clientes. Para se chegar a uma coleção nova, todo o processo de elaboração desses produtos é executado, tendo como princípio uma abordagem por projeto. Cada coleção é única, tendo um início e um fim bem definidos. O desenvolvimento de uma coleção de moda deve levar em consideração os processos que, a nível industrial, vão originar o produto final, sendo assim necessário uma metodologia que faça integração entre o desenvolvimento do projeto, desde a sua fase inicial – conceção da ideia do produto - até à fase final – início da produção / lançamento no mercado. É neste sentido que se pretendeu estudar as diferentes abordagens de gestão de projetos disponíveis, e constatar se há evidências de sua aplicabilidade na indústria têxtil e de vestuário. Este estudo permitiu concluir que, apesar das organizações abordadas afirmarem desenvolver ou estar envolvidos em projetos, não há uma aplicação formal, estruturada e sistemática, e feita de forma integral a nenhuma das abordagens conhecidas de gestão de projetos.
The challenges companies/industries face most often relate to deadlines, budget, scope and quality. Project management proposes a systematic approach to overcome these difficulties, with the acquisition of new knowledge and skills, as well as the implementation of methodologies, processes and techniques. These should be aligned with organizational strategies, to achieve the stated goals and, consequently, to achieve success. The textile and clothing industry, or fashion industry, faces the same challenges. The product of the fashion chain are the collections, which are developed according to market specifications, trends and market profiles. These specifications evolve very rapidly and, therefore, have their main objective in the development of new and/or innovative products. This industry needs a permanent innovation, incorporating new styles and ways to attract new customers. To deliver a new collection, the whole process of elaborating these products is executed based on a per project approach. Each collection is unique, having a well-defined beginning and end. The development of a fashion collection should consider the processes that, at the industrial level, will originate the final product, thus requiring a methodology that integrates the development of the project from the initial phase – conception of the product idea – until the final stage – start of production / launch on the market. From this perspective what was intended was to study the different available approaches for project management, and to verify if there is any evidence of its applicability in the textile and clothing industry. This study allowed to conclude that, although the organizations considered to be developing or involved in projects, there is no formal, structured and systematic application, and there is no full application of any of the known approaches to project management.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60369
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MEI-Dissertação-Brenda+Silva.pdf
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