Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/60373

TitleNovos modelos de negócio de moda sustentável, estudo de caso da plataforma colaborativa: a Malha
Author(s)Barcellos, Ligia Ferreira
Advisor(s)Broega, A. C.
KeywordsModa
Negócios
Sustentabilidade
Slow fashion
Coworking
Fashion
Business
Sustainability
Issue date2018
Abstract(s)O atual cenário da moda apresenta práticas não sustentáveis, em que os modelos de negócios são voltados ao mercado de massa, redução de custos e estímulo ao hiperconsumo. Em oposição a essa corrente, novos modelos de negócios de moda sustentáveis surgem com atitudes mais éticas e com mais consciência com o futuro do planeta. Sendo assim, torna-se relevante explorar novos modelos de negócios de moda mais sustentáveis. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo promover conhecimento sobre novos modelos de negócios de moda sustentáveis com base nos espaços de coworking, tendo como objeto de estudo, a plataforma de rede colaborativa: a Malha. Do estudo de caso sobre a Malha, apresenta-se uma nova forma de pensar, construir e de se organizar no setor de moda, identificada pelo modelo de negócio criado e os conceitos que lhe são subjacentes. Explora-se também como esse projeto se estrutura e as ações que realiza, os pontos fortes e possíveis oportunidades de melhoria. O método na primeira etapa da investigação, o estado da arte dos espaços de coworking foi exploratório, o que proporcionou a compreensão do estudo em questão, permitindo a definição do objeto de estudo, a Malha. Após a escolha da Malha como eixo central da investigação, utilizouse como metodologia de pesquisa, o estudo de caso. Os resultados apresentam a plataforma de rede colaborativa, identificada pelos seus conceitos, valores, ideologia e também a forma como este novo modelo de negócio pode contribuir para um sistema de moda mais sustentável.
The current fashion scenario presents unsustainable practices and business models, which are focused on the mass market, reducing the costs and stimulating hyperconsumption. In opposition to this, new sustainable fashion business models are emerging with high ethical attitudes and more conscious with the future of the planet. Thus, it becomes relevant to explore sustainable fashion business models. In this context, this work aims to promote knowledge about new sustainable fashion business models based on the coworking spaces, with as object of study the collaborative network platform: the Malha. From the case study on the Malha is presented a new way of thinking, building and organizing in the fashion sector, identified by the business model created and the concepts that underlie them. It also explores how this project structures itself and the actions it performs, the strengths and possible opportunities for improvement. The method in the first stage of the investigation, the state of the art of the coworking spaces was exploratory, which provided the understanding of the study in question, allowing the definition of the object of study, the Malha. After choosing the Malha as the central axis of the research, the case study was used as research methodology. The results present the platform of this collaborative network, identified by its concepts, values, ideology and also how this new business model can contribute to a more sustainable fashion system.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60373
AccessEmbargoed access (2 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

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