Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/60637

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBento, Marcopor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.contributor.authorPereira, Iris Susana Pirespor
dc.date.accessioned2019-06-21T14:12:52Z-
dc.date.available2019-06-21T14:12:52Z-
dc.date.issued2018-05-
dc.identifier.citationBento, M., Lencastre, J. A., & Pereira, I. (2018). Formação de Professores em Cenários de Mobile Learning, Flipped Learning e Gamification. In Carvalho et al. (org.), Atas do 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, (pp. 442-455). Coimbra: CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX.por
dc.identifier.isbn978-972-8627-79-9por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/60637-
dc.description.abstractQuando falamos de Mobile Learning, referimo-nos a uma aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar. Este conceito foi o mote para um projeto de investigação que pretende, através de cenários de inovação pedagógica como o Mobile Learning, Flipped Learning e Gamification, transformar as práticas pedagógicas dos professores. Assim, desenhamos o processo investigativo suportado numa metodologia de Design Based Research, com ciclos interativos em que a teoria e a prática se alimentaram mutuamente: a etapa um (i) com duas oficinas de formação para professores, dinâmicas e que se foram ajustando ao público-alvo, e a etapa dois com (ii) o acompanhamento e monitorização dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico que fizeram parte das formações. Neste artigo abordaremos com mais pormenor a primeira oficina de formação, denominada “Aprender com Dispositivos Móveis – Mobile Learning em Cenários de Flipped Learning e Gamification”. Expomos e analisamos os resultados dos Inquéritos por questionário (i) sobre a experiência prévia dos professores com dispositivos móveis, (ii) sobre os ciclos de avaliação intercalares durante a frequência da formação e (iii) sobre a satisfação com a formação. Com os resultados recolhidos e analisados pudemos construir uma segunda Oficina de Formação, considerando os fatores, que na voz dos professores são determinantes para uma boa formação.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projeto UID/CED/01661/2019, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT. PD/BD/128148/2016.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação Contínua de Professorespor
dc.subjectMobile Learningpor
dc.subjectFlipped Learningpor
dc.subjectGamificationpor
dc.titleFormação de professores em cenários de Mobile Learning, Flipped Learning e Gamificationpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionThe original publication is available at https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/48542por
oaire.citationConferenceDate05 maio 2018por
sdum.event.title4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learningpor
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationStartPage442por
oaire.citationEndPage455por
oaire.citationConferencePlaceCoimbra, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationAtas do 4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learningpor
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_EJML2018+MarcoBento+Lencastre+IrisPereira.pdf1,66 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID