Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60700

TítuloA política e as redes sociais: o uso do Facebook pelos movimentos independentes na campanha para as eleições autárquicas de 2017
Autor(es)Maia, Rute Rita Moreira
Orientador(es)Carvalhais, Isabel Maria Estrada
Palavras-chaveMovimentos independentes
Facebook
Autárquicas
Profissionalização
Interatividade
Independent movements
Municipal elections
Professionalization
Interactivity
Data2019
Resumo(s)O presente estudo de caso analisa o uso da rede social Facebook por parte dos movimentos independentes (ou Grupos de Cidadãos Eleitores) durante o período de campanha eleitoral para as eleições autárquicas a 1 de outubro de 2017. O objetivo é avaliar o estádio da comunicação política e do marketing político em Portugal, no que ao uso das redes sociais diz respeito, com a particularidade de olhar para uma eleição ao nível local. Partindo de uma amostra de trinta e cinco candidaturas, esta investigação apresenta uma tipologia de candidatos independentes (dividida em três grupos: independentes com tradição, independentes recandidatos e “puros independentes”) bem como uma tabela de análise à rede social que contempla quatro dimensões distintas: caracterização geral, envolvimento, conteúdo e sofisticação. Os dados obtidos neste estudo foram recolhidos em tempo real durante o período oficial de campanha através da observação direta às páginas oficiais de campanha no Facebook. Com base nos resultados da investigação, podemos concluir que o uso dado pelos candidatos independentes ao Facebook não é homogéneo consoante os diferentes grupos de independentes e que existe ainda um longo caminho a percorrer no sentido da profissionalização quanto à utilização das redes sociais enquanto ferramentas de campanha eleitoral, assim como, no do efetivo envolvimento e interação com o eleitorado e ainda da criação de uma visão estratégica de comunicação política que saiba integrar o mundo digital, em particular as redes sociais.
The present case study analyses the use of the social networking website Facebook by Independent Movements (or Citizen’s Groups) during the election campaign period for the October 1st, 2017 local elections. The goal is to evaluate the stage of political communication and political marketing in Portugal, in which the use of social networks is concerned, with the particularity of looking for an election at the local level. From a sample of thirty-five nominations this research presents a typology of independent candidates: independents with tradition, independent recandidates and “pure independents” as well as a codebook for this social networking site that encompasses four dimensions: general characterization, involvement, content and sophistication. The data obtained in this study were collected in real time during the official campaign period through direct observation of the official campaign pages on Facebook. Based on the results of the research, we can conclude that the use given by independent candidates to Facebook is not homogeneous according to the different groups of independents and that there is a long way to go towards professionalization in relation to the use of social networks as tools of electoral campaigns, as well as towards an effective involvement and interaction with the electorate and also the creation of a strategic vision of political communication that is related to the digital world, in particular the social networks.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciência Política
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60700
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rute Rita Moreira Maia.pdf4,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID