Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60701

TítuloConceções sobre os conceitos de ácido e base: um estudo com alunos do ensino secundário angolano
Outro(s) título(s)Conceptions on acid and base: a study with angolan secondary school students
Autor(es)Sebastião, Manuel Mbemba
Orientador(es)Leite, Laurinda
Palavras-chaveÁcido e base
Angola
Conceções de alunos
Ensino secundário
Química
Acid and base
Students’ conceptions
Secondary school
Chemistry
Data2019
Resumo(s)O tema ácido e base é estudado na escola e abrange fenómenos do dia a dia, bem como alguns termos que são, também, usados na linguagem corrente, mas com significados diferentes dos que a química lhes atribui. Por isso, quando chegam às aulas, os alunos são já portadores de conhecimento sobre esse assunto, o qual resulta do esforço que fazem para dar sentido a toda informação que, sobre o mesmo, vão recebendo no quotidiano. A investigação tem mostrado que, quando esse conhecimento inclui conceções alternativas, ele causa várias dificuldades de aprendizagem aos alunos, a menos que a abordagem do tema seja efetuada com recurso a estratégias de ensino e aprendizagem que tenham em atenção essas conceções alternativas, de modo a promoverem a evolução concetual dos alunos. Em Angola, o referido tema é abordado no 7.º e no 10.º ano, na componente de Química, e não se conhece investigação sobre as conceções de alunos angolanos acerca dos conceitos envolvidos no tema em causa. A presente investigação tem como objetivo comparar as conceções de alunos do 1.º e do 2.º ciclo do ensino secundário angolano sobre ácido e base. Para concretizar este objetivo, realizou-se um estudo com 40 alunos angolanos, 20 alunos de duas turmas do 8.º ano e outros 20 alunos de duas turmas do 10.º ano, que já tinham estudado o assunto no 7.º e/ou no 10.º ano. Para recolha de dados, foi usado um questionário, do tipo teste de conhecimentos, sobre os conceitos em causa. Os resultados do estudo sugerem que os alunos, incluindo os do 10.º ano, possuem poucos conhecimentos sobre os assuntos em causa e que os conhecimentos que possuem são consistentes com o modelo de Arrhenius ou com o modelo de Bronsted-Lowry. Além disso, mostram que os alunos evidenciam conceções alternativas semelhantes às encontradas na literatura, quer para os conceitos de ácido e base, quer para os conceitos de indicador e de pH, quer para o conceito de reação de ácidobase. Constatou-se que, entre os alunos, existe a ideia de que os ácidos são mais perigosos que as bases e que, em uma reação de ácido-base, exercem um papel mais ativo que as bases. Os resultados do estudo sugerem a necessidade de analisar e, eventualmente, repensar o ensino e a aprendizagem do assunto em causa, bem como a formação dos professores de ciências, a fim de tornar a aprendizagem sobre ácidos e bases mais bem-sucedida nas escolas angolanas.
The theme acid and base is studied at school and it encompasses everyday phenomena, as well as some words which are also used in current language even though with meanings that differ from those that chemist attach to them. Therefore, when students arrive to school, they hold knowledge about that issue which results from their effort to make sense of the information that they receive on this issue in their daily life contexts. Research has shown that if students’ knowledge includes alternative conceptions it may cause some learning difficulties to students, unless a teaching approach that takes into account students’ alternative conceptions is adopted. This type of approach has been proved to be able to promote students’ conceptual evolution. In Angola, the theme that is at stake is a chemistry topic that is taught to 7th and 10th grade students. However, no research studies on Angolan students’ alternative conceptions on acid and bases are known. This research aims at comparing 1st and 2nd cycle secondary school students’ conceptions on acid and base, in Angola. To attain this objective, a study was conducted with 40 Angolan students, 20 belonging to two 8th grade classes and other 20 belonging to two 10th grade classes. These students had learned about acids and bases in their 7th and or their 10th grade. Data were collected through a questionnaire including questions on the concepts that are at stake. Results suggest that students, including 10th graders, hold scarce knowledge on the concepts under question and that the conceptions they hold are consistent with the models of Arrhenius or Bronsted-Lowry. Besides, they indicate that several students show alternative conceptions on the concepts of acid, base, acid-bae indicator, pH, or acid-base reaction. which compare to those reported in the literature. They also indicate that some students hold the idea that acids are more dangerous than bases and that they play an active role over bases within acid-base reactions. The results of the study point towards the need to analyse and eventually revise the way teaching and learning of acids and bases as well as science teacher education have been carried out in order to make students’ learning about acids and bases more successful in Angolan schools.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60701
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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