Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/60714

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLeite, Laurindapor
dc.contributor.authorMbalu, Manuelpor
dc.date.accessioned2019-06-28T16:17:58Z-
dc.date.available2019-06-28T16:17:58Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/60714-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)por
dc.description.abstractEm alguns países, o insucesso escolar em matemática é preocupante e mais elevado do que em física. Sabe-se que, em Angola, na formação de professores de matemática e de física, tem havido insucesso escolar, apesar de não se encontrar estudos que relatem o (in)sucesso escolar no caso específico das disciplinas de matemática e de física. Contudo, o nosso conhecimento da realidade da formação inicial de professores de matemática e de física indica que esse insucesso não tem um padrão claro (sendo ora mais forte em matemática e ora mais forte em física), o que faz com que difira da tendência que se verifica em outros países (que aponta para maior insucesso em matemática). Assim, esta investigação visa compreender o sucesso e o insucesso escolar, em matemática e em física, dos alunos (futuros professores) de um curso de formação de professores de matemática e de física, do 1º ciclo do ensino secundário, de uma escola Angolana de formação de professores. Realizou-se uma investigação que envolveu dois estudos diferentes, mas complementares. O estudo 1 permitiu averiguar as razões que, na perspetiva dos alunos (futuros professores), os levam a ter (in)sucesso em matemática e em física. Para tal, foi aplicado um questionário a 75 alunos dos três últimos anos de um curso médio de formação de professores de matemática e física o qual permitiu recolher dados sobre as perspetivas dos alunos acerca do nível e das causas do (in)sucesso nessas duas áreas disciplinares, dos conceitos de (in)sucesso e das medidas a adotar para colmatar o insucesso. O estudo 2 permitiu averiguar as razões que, na perspetiva dos professores, levam os alunos do respetivo curso a ter (in)sucesso nas áreas referidas. Foram entrevistados quatro professores de matemática e quatro professores de física do referido curso, sobre os aspetos abordados com os alunos. Os resultados mostram que as perceções dos alunos sobre o sucesso dependem da classe em que os alunos se encontram, sendo favorável à matemática, na 11ª classe, e à física, na 13ª classe; os professores têm ideias pouco claras sobre a existência de (in)sucesso escolar em qualquer das disciplinas. Apesar de os professores e futuros professores evidenciarem um domínio limitado dos conceitos de (in)sucesso e considerarem que existe pouco insucesso escolar nas disciplinas em questão, no seu curso, eles conseguem identificar causas relevantes de (in)sucesso escolar e qualquer um dos grupos se considera parte responsável por esse (in)sucesso. Assim, parece necessário aprofundar a compreensão do sucesso e do insucesso escolar, a fim de tomar medidas capazes de erradicar o insucesso.por
dc.description.abstractSome countries have been having high levels of non-success in mathematics that cause concern and that are higher than the levels of non-success in physics. In Angola, there have been considerable rates of failure in mathematics and in physics teacher education even though, as far as it is known, there are no research studies dealing with (non-)success in mathematics and physics subjects. Besides, our knowledge of the local reality indicates that non-success has not a clear pattern (being sometimes stronger in mathematics and other times stronger in physics), which makes it different form other countries (where failure tends to be higher in mathematics). This research aims at understanding success and non-success in mathematics and in physics subjects, within an undergraduate teacher education programme aiming at training mathematics and physics teachers for junior high school, in Angola. Two complementary studies were carried out in order to attain the research objective. Study 1 concentrated on finding out the reasons that, according to students, lead them to have (non-)success in mathematics and in physics subjects. Data were collected by means of a questionnaire from 75 students (prospective teachers) attending the three final years of a four years long teacher education programme. The questionnaire focused on students’ perspectives on the levels and the causes of (non-)success in the two aforementioned science areas, the meaning of the (non-)success concepts and the measures that should be put into practice to overcome the levels of non-success in the subjects that are at stake. Study 2 was targeted to finding out teachers’ perspectives on the reasons that lead students to (non-)success in the mathematics and physics subjects. Eight mathematics and physics teachers were interviewed on the same issues tackled in the questionnaire that was applied to the students. Results indicate that students’ perceptions of success depend on their own grade level, being favourable to mathematics in the case of 11th graders and favourable to physics in the case of 13th graders. Teachers showed unclear ideas about the existence of (non-)success in whatever the discipline. Even though teachers and prospective teachers showed a limited understanding of the (non-)success concepts, and believed that there is reduced failure in both subjects within the programme under question, they were able to identify relevant causes of (non-)success, and both groups feel that they themselves are responsible for (non-)success in the two subjects. Hence, it seems necessary to deepen the understanding of success and non-success, so that measures able to overcome non-success can be designed and put into practice.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectAngolapor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subject(In)sucesso escolar em físicapor
dc.subject(In)sucesso escolar em matemáticapor
dc.subjectRelação entre matemática e físicapor
dc.subjectInitial teacher educationpor
dc.subject(Non-)success in physicspor
dc.subject(Non-)success in mathematicspor
dc.subjectRelationship between mathematics and physicspor
dc.title(In)sucesso escolar em física versus (in)sucesso escolar em matemática num curso de formação de professores, em Angola: um estudo com alunos e professorespor
dc.title.alternative(Non-)success in physics versus (non-)success in mathematics in a teacher education programme in Angola: a study with students and teacherspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202255328por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Manuel Mbalu.pdf2,73 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID