Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60835
Título: | «Mostrai-me as anémonas, as medusas e os corais... » Ciência-arte-humanidades e educação ambiental |
Autor(es): | Nobre, Alexandra Pereira, Ana Isabel Libório, Ofélia |
Palavras-chave: | Ciência-Arte-Humanidades Educação Ambiental Educação pré-escolar |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | “Ponto a Ponto Enche a Ciência o Espaço” consiste na recriação de um recife de coral construído com peças em croché, da autoria de STOL-Science Through Our Lives, um projeto de comunicação de Ciência do Dep. de Biologia da Universidade do Minho. Esta instalação de carácter dinâmico, passível de requisição e itinerante, resulta de uma iniciativa que envolve diversas gerações e está aberta à colaboração de todos os interessados. Adicionalmente, a sua versatilidade permite recriações sempre diferentes a cada nova montagem e a adaptação a qualquer espaço (escolas, universidade, congressos, museus, bibliotecas, centros de ciência, espaços de divulgação de arte) e a diversos conteúdos (ciências da natureza, biologia, matemática, educação ambiental, manualidades, entre outros). O mergulho na magia deste recife de coral acorda em nós a memória dos versos de Sophia «Mostrai-me as anémonas, as medusas e os corais / Do fundo do mar. / Eu nasci há um instante». Celebrando-se este ano o centenário da autora, a Biblioteca Escolar Inês de Castro integrada no Agrup. de Escolas Coimbra Oeste, quis homenagear Sophia com uma exposição de textos nascidos do mar, cruzando-os com a poesia dos corais em croché. Sendo reunir vontades a verdadeira missão de uma biblioteca escolar, constituindo-se esta como espaço privilegiado de confluência de iniciativas, procurou-se que diferentes agentes educativos participassem numa mostra criativa que tem o mar como tema aglutinador. Convictos da enorme importância pedagógica da partilha de processos e produtos entre alunos de diferentes idades, gostaríamos de destacar o contributo do Dep. de Educação Pré-escolar que priorizou no ano 18/19 ao nível da Educação Ambiental, a preocupação com os mares e oceanos. Assim proporcionaram-se diferentes oportunidades e abordagens para tratar o tema com as crianças dos 7 jardins de infância do agrupamento, nomeadamente através das expressões artísticas, um aliado essencial na construção de conhecimento na infância, e do conto de histórias dramatizadas. A exposição de corais permitiu criar uma mostra conjunta com os trabalhos criados pelos diversos atores deste projeto. Nesta oportunidade acrescentaríamos razões para preservar a beleza e vida sensíveis dos ecossistemas marinhos, simbolicamente representados através dos corais de croché. A visita de todas as crianças dos jardins de infância e o reconto de histórias nesse ambiente permitiram alertar para este tópico, para além da oportunidade de fruição estética. Foi também possível pontuar no tempo e no espaço as aprendizagens feitas pelas crianças dos jardins de infância, a propósito do mar, das suas fragilidades e da relação com o comportamento humano. Os dados de opinião recolhidos pelas educadoras junto das crianças permitiram constatar a grande riqueza de significados atribuídos pelas próprias crianças à experiência. Por outro lado, o encontro com os diferentes materiais/objectos expostos motivou, nalguns grupos, o interesse por novos conteúdos e produção de novas experiências estéticas, sobretudo a partir do recife de coral, o que será divulgado em nova exposição aberta à comunidade educativa, a realizar no final do ano letivo. |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60835 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DBio - Resumos em livros de atas/Abstracts in proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cria2019 - Corais VF.pdf | 85,93 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
LIVRO FE RESUMOS.pdf | 851,48 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |