Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60851

TítuloRevisão sistemática: estilos de aprendizagem como estratégia de elaboração de cursos na modalidade de educação a distância no Ensino Superior
Outro(s) título(s)Systematic review: learning styles as a strategy for elaboration of courses in the modality of distance education in higher education
Revisión sistemática: estilos de aprendizaje como estrategia de elaboración de cursos en el modo de educación a distancia en la enseñanza superior
Autor(es)Leite, Eliana Alves Moreira
Lencastre, José Alberto
Silva, Bento Duarte
Palavras-chaveRevisão sistemática
Estilos de aprendizagem
Educação a distância
Ensino Superior
Ambiente virtual de aprendizagem
Data2020
RevistaResearch, Society and Development
CitaçãoLeite, E. A. M., Lencastre, J. A., & Silva, B. D. (2020). Revisão Sistemática: estilos de aprendizagem como estratégia de elaboração de cursos na modalidade de educação a distância no Ensino Superior. Research, Society and Development, v. 9, n.3, 1-22 – ISSN 2525-3409.
Resumo(s)O artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), cujo objetivo se concentrou em investigar os estilos de aprendizagem, na modalidade de Educação a Distância (EaD), em estudantes do ensino superior e professores em formação. Tais estudos alinham-se com a perspectiva de elaborar estratégias pedagógicas que levem em consideração os estilos de aprendizagem deste grupo, tornando ambientes virtuais e/ou presenciais personalizados. A RSL seguiu protocolo para identificar estudos relevantes, selecionando 51 artigos no período de 2013 a 2018, e submetidos aos critérios de inclusão e exclusão, resultaram 07 artigos para análise. Relativamente aos resultados, existem investigações que buscam reunir contribuições que evidenciam a importância do conhecimento dos estilos de aprendizagem dos estudantes, nas suas potencialidades ou fragilidades. Conclui-se que essa abordagem poderá contribuir para desenho de cursos a distância de forma generalizável, tendo em vista as diferenças individuais dos aprendentes.
The article presents a Systematic Literature Review (RSL), whose objective was to investigate the learning styles, in the modality of Distance Education (DE), in students of higher education and teachers in training. Such studies are in line with the perspective of developing pedagogical strategies that take into account the learning styles of this group, making virtual and / or personal environments personalized. RSL followed a protocol to identify relevant studies, selecting 51 articles from 2013 to 2018, and submitted to the inclusion and exclusion criteria, resulting in 07 articles for analysis. Regarding the results, there are investigations that seek to gather contributions that show the importance of knowledge of students' learning styles, in their strengths or weaknesses. It is concluded that this approach can contribute to the design of distance courses in a generalized way, considering the individual differences of the learners.
El artículo presenta una Revisión sistemática de la literatura (RSL), cuyo objetivo era investigar los estilos de aprendizaje, en la modalidad de Educación a distancia (DE), en estudiantes de educación superior y docentes en formación. Dichos estudios están en línea con la perspectiva de desarrollar estrategias pedagógicas que tengan en cuenta los estilos de aprendizaje de este grupo, personalizando los entornos virtuales y / o personales. RSL siguió un protocolo para identificar estudios relevantes, seleccionó 51 artículos de 2013 a 2018 y se sometió a los criterios de inclusión y exclusión, lo que resultó en 07 artículos para su análisis. Con respecto a los resultados, hay investigaciones que buscan reunir contribuciones que muestren la importancia de conocer los estilos de aprendizaje de los estudiantes, en sus fortalezas o debilidades. Se concluye que este enfoque puede contribuir al diseño de cursos a distancia de forma generalizada, considerando las diferencias individuales de los alumnos
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60851
DOI10.33448/rsd-v9i3.2339
ISSN2525-3409
Versão da editoraThe original publication is available at: https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/2339/0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2339-11696-1-PB.pdf407,84 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID