Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/6102
Título: | Reflexão sobre a necessidade de um novo paradigma para o ensino do Jornalismo: o caso da Universidade de Columbia |
Autor(es): | Marinho, Sandra |
Palavras-chave: | Ensino Jornalismo Bolonha Bollinger |
Data: | 29-Jan-2007 |
Citação: | SEMINARIO INTERNACIONAL MEDIA, JORNALISMO E DEMOCRACIA, 2, Lisboa, 2006 -“Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia : Jornalismo e Actos de Democracia”. [S. . : s. n., 2006]. |
Resumo(s): | A reflexão que se pretende desenvolver no âmbito desta comunicação parte de um pressuposto e de uma inquietação: importa saber até que ponto os paradigmas de ensino e formação em jornalismo que temos tomado por referência têm capacidade de integrar as mudanças que têm ocorrido no campo jornalístico. Da nossa perspectiva, responder a esta questão implica, entre outras iniciativas, a realização de um debate alargado, centrado na discussão daquilo que deve ser ensinado aos estudantes de jornalismo e porquê. Defendemos a posição de que este debate, nestes moldes, não se realizou até hoje em Portugal e que a reestruturação dos projectos de ensino no âmbito do “processo de Bolonha” poderia ter sido, e não foi, uma oportunidade para discutir o ensino do jornalismo. Ilustramos a nossa argumentação com a apresentação do “caso Bollinger”, como um exemplo de um processo de debate público que, com as devidas reservas, poderia ser realizado no contexto português, sob determinadas condições. |
Tipo: | Comunicação em painel |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/6102 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Comunicações / Communications |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarinhoS_universidadcolumbia_06.pdf | 191,04 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |