Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61047

TítuloInternacionalização de uma PME: o caso da REDICOM
Autor(es)Pereira, Catarina Maria de Azevedo
Orientador(es)Soares, Ana Maria
Palavras-chaveEstratégia
Espanha
Internacionalização
Modos de entrada
TIC
Entry mode
ICT
Internationalization
Spain
Strategy
Data2019
Resumo(s)Nos dias de hoje, a contínua expansão da atividade empresarial para o exterior é uma realidade evidente. Devido à globalização e às debilidades do mercado português, a entrada em mercados para lá das fronteiras nacionais é vista como um imperativo. É praticamente exigido às empresas a adoção de uma estratégia de internacionalização de modo a fazer face às exigências do mercado e manterem-se sustentáveis. O presente relatório de estágio aborda a criação de um plano de internacionalização da empresa Redicom para o mercado espanhol. Ao longo do estudo pretendeu-se responder à seguinte questão de investigação: Que estratégia deve a Redicom adotar para a sua internacionalização no mercado espanhol? De modo a responder a esta questão, começou por se realizar uma análise estratégica e financeira, tanto à empresa como ao setor em que a mesma se encontra inserida. Identificaram-se como razões internas para a internacionalização da Redicom a dependência da empresa do mercado nacional e a existência de conhecimento do mercado-alvo por parte dos administradores. Após o estudo do mercado-alvo em si, identificaram-se como razões externas o facto de o mercado espanhol ser um mercado em expansão no que toca às TIC e ao e-commerce e e-business. Realizou-se também uma análise do mercado e do setor TIC espanhol, procurou-se definir a estratégia que a Redicom deveria adotar para entrada no mercado-alvo. Posto isto, o modo de entrada escolhido foi o estabelecimento de parcerias com empresas espanholas que implementarão a plataforma de e-commerce da Redicom e servirão como intermediário entre a Redicom e o consumidor final.
Nowadays, the continuous expansion of business activity abroad is an evident reality. Due to globalization and the growing vulnerability of the Portuguese market, entering markets outside of the national borders is seen as a necessity. Companies are almost required to adopt an internationalization strategy in order to meet market requirements and remain sustainable. This internship report addresses the creation of an internationalization plan for Redicom to the Spanish market. This study intends to answer two research questions: What are the reasons Redicom wishes to internationalize? What is the best strategy for Redicom to adopt for a successful internationalization in the Spanish market? In order to answer the first question, a strategic and financial analysis was carried out for both the company and the sector which Redicom belongs to. This analysis allowed the possibility to identify the internal reasons for Redicom’s internationalization as the company’s need to diminish their dependence on the Portuguese market and the fact that the CEOs hold important knowledge on the target-market. Then, after the study of the target-market itself, the external reasons for Redicom’s internationalization were identified as the fact that the spanish market is growing consecutively when it comes to ICT, e-commerce and e-business. This way, after the identification of the reasons for Redicom’s internationalization and the targetmarket analysis, the strategy that Redicom should adopt while entering Spain’s market was defined. The mode of entry chosen is the establishment of partnerships with Spanish companies that will implement Redicom’s e-commerce platform and serve as an intermediary between Redicom and the final consumer. Besides this, the communication strategy was also outlined.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61047
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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