Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61177

TítuloGamificação como atividade lúdico-didática no ensino básico no Brasil: uma revisão sistemática sobre o tema
Autor(es)Almeida, Daniel Ramaldes de
Lencastre, José Alberto
Palavras-chaveRevisão Sistemática
Gamificação
Ludicidade no Ensino
Jogos na Educação
Gamificação na Educação
Data2019
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitaçãoAlmeida, D. R. & Lencastre, J. A. (2019). Gamificação como atividade lúdico-didática no ensino básico no Brasil: uma revisão sistemática sobre o tema. In A. J. Osório et al. (orgs.), Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2019, Desafios da Inteligência Artificial (pp. 131-145). Braga: Universidade do Minho. Centro de Competência.
Resumo(s)O artigo tem como percurso metodológico a Revisão Sistemática de Literatura so- bre Gamificação como atividade lúdico-didática no ensino básico no Brasil, feita em dois repositórios: RCAAP e Capes, no período de 2013 à 2018. A pesquisa foi organizada a partir de quatro palavras-chaves, identificando-se, inicialmente, 3736 produções científicas, reduzidas a 38 documentos ao final de várias etapas de aplicação de critérios de inclusão/exclusão, adotados para melhor enquadramento dos conteúdos ao tema central da análise proposta. Os resultados apurados validam o esforço pela inserção de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, bem como o uso de recursos dos jogos, físicos ou digitais, como instrumentos didáticos para maior motivação e fixação dos conhecimentos pelos alunos. Em relação às experiências com gamificação no ensino básico no Brasil foram identificados 17 documentos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61177
ISBN978-989-97374-8-8
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019_Daniel_Ramaldes_Almeida_&_Lencastre_Challenges2019.pdf264,35 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID