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https://hdl.handle.net/1822/61188
Título: | Caracterização auditiva de crianças: rastreio e avaliação informal do Processamento Auditivo Central (PAC) |
Autor(es): | Martins, Inês Carvalho, Graça Simões de Nunes, Cristiane Lima Capellini, Simone |
Palavras-chave: | Processamento Auditivo Central Crianças |
Data: | 2018 |
Citação: | Martins, I., Carvalho, G.S., Nunes, C.L. & Capellini, S. (2018) Caracterização auditiva de crianças: rastreio e avaliação informal do Processamento Auditivo Central (PAC). In: Carvalho, G.S., Parente, M.C., Vilaça, T., Vieira, M. de F., Sarmento, T. & Ferreira, F.I. (Eds.) (2018). 2018 EDULOG International Conference on Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us - Programme and Abstracts. Braga: CIEC. p.27. |
Resumo(s): | A avaliação informal/rastreio do Processamento Auditivo Central (PAC) em crianças de idade escolar é de extrema importância, uma vez que possibilita a deteção precoce de alterações nas competências auditivas, antecipando ou justificando possíveis dificuldades na aprendizagem. O PAC corresponde à interpretação dos sinais acústicos que são detetados pelo sistema auditivo e envolve as seguintes competências auditivas: localização e lateralização do som, memorização de sequências de informações acústicas, discriminação, identificação dos aspetos temporais do som, perante sinais acústicos degradados e competitivos. A deteção e a interpretação dos sinais acústicos são de extrema importância para que a comunicação seja eficaz e para que o desenvolvimento cognitivo-linguístico ocorra. A avaliação destas competências pode ser efetuada com recurso a provas comportamentais (formais e informais ou de rastreio). Neste projeto será inicialmente realizada uma avaliação informal e de rastreio com recurso aos instrumentos “Protocolo de Rastreio do Processamento Auditivo” e “Protocolo de Análise Informal de Competências Auditivas”, que apresentamos nesta comunicação. A fase de rastreio é fulcral para que, a partir dos resultados obtidos, se possa proporcionar o devido encaminhamento das crianças para delineamento de intervenção, quando assim se justifique. |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61188 |
ISBN: | 978-972-8952-55-6 |
Versão da editora: | http://eventos.ciec-uminho.org/early-childhood/assets/docs/BABSTRACT.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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EDULOG-PAC_p.27.pdf | 144,29 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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