Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61277

TítuloPráticas profissionais de educação/formação dos enfermeiros em uma unidade de cuidados intensivos
Outro(s) título(s)Professional practices of education/training of nurses in an intensive care unit
Prácticas profesionales de educación/formación de enfermeros en un centro de cuidados intensivos
Autor(es)Macedo, Ana Paula
Padilha, Katia Grillo
Püschel, Vilanice Alves de Araújo
Palavras-chaveAdministração hospitalar
Educação continuada
Capacitação de recursos humanos em saúde
Unidades de Terapia Intensiva
Enfermeiras e enfermeiros
Hospital administration
Education, continuing
Health human resource training
Intensive Care Unit
Nurses
Administración hospitalaria
Educación continuada
Capacitación de recursos humanos en salud
Centro de Cuidados Intensivos
Enfermeras y enfermeros
Education
Continuing
Data2019
EditoraAssociação Brasileira de Enfermagem
RevistaRevista Brasileira de Enfermagem (REBEn)
CitaçãoMacedo APMC, Padilha KG, Püschel VAA. Professional practices of education/training of nurses in an intensive care unit. Rev Bras Enferm [Internet]. 2019;72(2):00-00. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0793
Resumo(s)Objetivo: Compreender a educação/formação dos enfermeiros que trabalham numa unidade de cuidados intensivos. Método: Pesquisa qualitativa, recorrendo-se ao modo de investigação estudo de caso, a partir de uma amostra intencional. Para a coleta e tratamento dos dados, fez-se uso de diversas técnicas de pesquisa, privilegiando a análise documental, o inquérito por entrevista e a observação no terreno. Resultados: Os dados evidenciam valores de bem-estar, satisfação e motivação dos enfermeiros para a educação e formação em contexto de trabalho. Algumas práticas organizacionais parecem promover as relações interpessoais e, consequentemente, a disposição dos profissionais para adotar dinâmicas formativas permanentes como recompensa, instituindo-se uma estreita relação entre o formal, o não formal e o informal. Considerações Finais: A capacidade de atração dos profissionais ao hospital está na valorização e reconhecimento que a organização consegue oferecer. Existe uma reciprocidade entre o hospital que legitima a assistência atualizada e os profissionais que procuram a evidência científica.
Objective: To understand the education/training of nurses working in an intensive care unit. Method: Case study with qualitative approach, with an intentional sample. Data collection and analysis used different research techniques, mainly document analysis, interview and field observation. Results: The data highlights feelings of wellbeing, satisfaction and motivation as important for education and training in a work context. Some organizational practices seem to promote interpersonal relationships and, consequently, increase the willingness of these professionals to adopt a reward perspective regarding continuing education and training, establishing a close relationship between the formal, the non-formal and the informal. Final Consideration: The attractiveness of this organization is related to the valorization and recognition that it can offer to the professionals. There is a reciprocity between a hospital that endorses up-to-date care and professionals who seek scientific evidence.
Objetivo: Entender la educación/formación de enfermeros que trabajan en un centro de cuidados intensivos. Método: se trata de una investigación cualitativa, en la que se ha recurrido, partiendo de una muestra intencional, al estudio de caso a modo de investigación. Para la recolección y el tratamiento de los datos se utilizaron diversas técnicas investigativas, con preponderancia del análisis documental, el interrogatorio mediante entrevista y la observación en el terreno. Resultados: Los datos denotan valores de bienestar, satisfacción y motivación de parte de los enfermeros para la educación y formación en el contexto laboral. Algunas prácticas organizacionales parecen promover las relaciones interpersonales y, como consecuencia, estos profesionales se disponen a adoptar dinámicas formativas permanentes, resultando en una relación estrecha entre lo formal, lo no formal y lo informal. Consideraciones Finales: La capacidad de atracción que el hospital tiene sobre los profesionales surge de la valorización y del reconocimiento que dicha organización demuestra. Existe una reciprocidad entre el hospital que legitima la atención actualizada y los profesionales que buscan la evidencia científica.
TipoArtigo
DescriçãoVersão em inglês - pg. 321 a 328.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61277
DOI10.1590/0034-7167-2017-0793
ISSN0034-7167
e-ISSN1984-0446
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:ESE-CIE - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
APM-rebenportugues-72-02-0321.pdf513,21 kBAdobe PDFVer/Abrir
APM-rebeningles-72-02-0321.pdf506,69 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID