Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/61378

TitleO Essencial sobre Alimentação
Author(s)Precioso, José
Santos, Beatriz
Correia, Cláudia Rafaela Gomes
Samorinha, Ana Catarina Carvalho
Sousa, Isabel
Alves, Regina
Antunes, Helena Patrícia Freitas
KeywordsAlimentação
Saúde
Issue date2017
PublisherAssociação para a Prevenção e Tratamento do Tabagismo de Braga (APTTB)
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitationPrecioso, J., Santos, B., Correia, C., Samorinha, C, Sousa, I., Alves, Regina & Antunes, H. (2017). O Essencial sobre Alimentação. ISBN 978-989-2074702. Braga: Associação para a Prevenção e Tratamento do Tabagismo de Braga. Centro de Investigação em Estudos da Criança – Universidade do Minho.
Abstract(s)Não obstante o reconhecimento da importância de uma alimentação saudável, como fator decisivo no estado de saúde e bem-estar das populações (WHO, 1998), e o avanço no conhecimento científico em nutrição, a sua influência na adoção de comportamentos alimentares saudáveis parece não ter tido um grande impacte. Efetivamente, muitas doenças relacionadas com comportamentos alimentares incorretos, como as doenças cardiovasculares, continuam a ser a primeira causa de morte no mundo ocidental e também em Portugal (WHO, 1998; Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, 2002). Por outro lado, e apesar de todas as recomendações para que a escola se envolva na promoção de uma alimentação saudável, resultados de vários estudos têm revelado que muitos jovens possuem quer conceitos incorretos sobre alimentação quer comportamentos reveladores de uma alimentação pouco saudável (Calado, 1998; Santos, 1999). Uma alimentação saudável pode tomar várias formas e é compreendida de diferentes maneiras nos diferentes países, de acordo com as respetivas culturas. A alimentação saudável deveria ser uma parte integrante da vida diária de modo a contribuir para o bem-estar físico, psicológico e social (WHO, 1998). Sabemos que uma dieta saudável, só por si, não dá garantias de boa saúde ou de uma sensação de um pleno bem-estar, mas reconhecemos que pode ser uma base segura para se prolongar a vida e evitar inúmeras doenças e o sofrimento humano que as acompanha. Assim, a alimentação diária deve ser um fator essencial de boa saúde, que nos deve incitar a uma verdadeira arte de sobreviver, com a preocupação de comer bem, agradavelmente, de preferir a qualidade à quantidade, escolhendo a melhor maneira de preservar a saúde. Neste booklet pretendemos dar as bases científicas para a prática de uma alimentação saudável e pistas para a sua promoção na escola.
TypeBook
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61378
ISBN978-989-20-7470-2
AccessRestricted access (Author)
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Essencial sobre Alimentação.pdf
  Restricted access
440,45 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID