Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/614

TítuloAquisição e armazenamento de metainformação no contexto de um arquivo
Autor(es)Ferreira, Miguel
Ramalho, José Carlos
Data2004
CitaçãoFERREIRA, Miguel ; RAMALHO, José Carlos - Aquisição e armazenamento de metainformação no contexto de um arquivo. In RAMALHO, José Carlos ; SIMÕES, Alberto, ed. lit. – “XATA 2004 : XML : aplicações e tecnologias associadas, 1, Porto, 2004”. [S.l. : s.n.], 2004.
Resumo(s)Neste artigo, apresentam-se as várias etapas que levaram à construção dum repositório de metainformação no contexto de um arquivo histórico digital. O XML surge naturalmente neste projecto pois a comunidade arquivística internacional adoptou há já algum tempo a linguagem de anotação EAD ("Encoded Archival Description") para a descrição de metainformação arquivística e todo o intercâmbio de informação entre os vários actores (arquivos, tribunais, notários, paróquias, e outros) é feito em XML segundo a norma EAD. Apesar do EAD existir no domínio arquivístico há alguns anos, este projecto encerrou alguns desafios interessantes. Em primeiro lugar foi preciso verificar de que maneira se poderia aplicar o EAD à realidade portuguesa. Em segundo lugar, o EAD segue uma estrutura hierárquica, natural no XML e natural também na descrição arquivística, mas o modelo a implementar teria de ser relacional. Assim houve que criar um modelo relacional que reflectisse a hierarquia da informação que seria armazenada. Ao nível da aplicação de gestão de metainformação houve também que resolver o mesmo problema, pretendia-se manipular hierarquicamente informação que estava armazenada relacionalmente. Estes e outros pontos satélites, como sendo a aquisição de metainformação e a transformação dos sistemas legados existentes, são discutidos no artigo.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/614
ISBN972-99166-0-8
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DI/CCTC - Artigos (papers)
KEEPS - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
FR04-XATA.pdfArticle142,95 kBAdobe PDFVer/Abrir
FR04-XATA-slides.pdfSlides122,9 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID