Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/61512

Title«Ler» antes de ler: dos pré-requisitos às competências facilitadoras
Author(s)Viana, Fernanda Leopoldina
Parente, Maria Cristina Cristo
KeywordsLiteracia emergente
Competências facilitadoras da aprendizagem da leitura
Issue dateJul-2019
PublisherClimepsi Editores
CitationViana, F. L. & Parente, M. C. (2019). «Ler» antes de ler. Dos pré requisitos às competências facilitadoras. In. F. H. Veiga (Org.), Psicologia da Educação III. Temas de aprofundamento científico para a Educação XXI (pp. 407-439). Lisboa: Climepsi Editores.
Abstract(s)O objetivo deste capítulo é o de propor uma reflexão sobre a preparação – nos anos pré-escolares – para a aprendizagem da leitura e da escrita. O conceito de “prontidão” evoluiu para o de “literacia emergente”, mas, tal como Teale e Sulzby alertavam, em 1992, estamos perante um bom conceito… mas mal utilizado. Argumenta-se que falar, ouvir, ler e escrever são competências interrelacionadas que a crianças desenvolve de forma contínua no decurso de interações, experiências e atividades significativas, e transversais à construção de conhecimento nas diversas áreas e domínios. Ao longo deste capítulo será convocado um documento de referência – as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar – especificamente no que concerne à àrea da Comunicação e Linguagem, recentemente atualizado, e analisadas algumas práticas à luz do seu referencial teórico.
TypeBook part
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61512
e-ISBN978-972-7963744
AccessRestricted access (Author)
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Capitulo_11.pdf
  Restricted access
425,36 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID