Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/61512
Title: | «Ler» antes de ler: dos pré-requisitos às competências facilitadoras |
Author(s): | Viana, Fernanda Leopoldina Parente, Maria Cristina Cristo |
Keywords: | Literacia emergente Competências facilitadoras da aprendizagem da leitura |
Issue date: | Jul-2019 |
Publisher: | Climepsi Editores |
Citation: | Viana, F. L. & Parente, M. C. (2019). «Ler» antes de ler. Dos pré requisitos às competências facilitadoras. In. F. H. Veiga (Org.), Psicologia da Educação III. Temas de aprofundamento científico para a Educação XXI (pp. 407-439). Lisboa: Climepsi Editores. |
Abstract(s): | O objetivo deste capítulo é o de propor uma reflexão sobre a preparação – nos anos pré-escolares – para a aprendizagem da leitura e da escrita. O conceito de “prontidão” evoluiu para o de “literacia emergente”, mas, tal como Teale e Sulzby alertavam, em 1992, estamos perante um bom conceito… mas mal utilizado. Argumenta-se que falar, ouvir, ler e escrever são competências interrelacionadas que a crianças desenvolve de forma contínua no decurso de interações, experiências e atividades significativas, e transversais à construção de conhecimento nas diversas áreas e domínios. Ao longo deste capítulo será convocado um documento de referência – as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar – especificamente no que concerne à àrea da Comunicação e Linguagem, recentemente atualizado, e analisadas algumas práticas à luz do seu referencial teórico. |
Type: | Book part |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61512 |
e-ISBN: | 978-972-7963744 |
Access: | Restricted access (Author) |
Appears in Collections: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Capitulo_11.pdf Restricted access | 425,36 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License