Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61887

TítuloPrevalência do bullying entre alunos do ensino fundamental
Outro(s) título(s)Prevalence of bullying among adolescents and implications for health promotion at school
Autor(es)Oliboni, Samara Pereira
Lunardi, Valéria Lerch
Lunardi, Guilherme Lerch
Pereira, Beatriz
Oliveira, Wanderlei Abadio de
Palavras-chaveBullying
Violência escolar
Educação
School violence
Education
Data2019
EditoraUniversidade Luterana do Brasil (ULBRA)
RevistaAletheia: Revista Interdisciplinar de Psicologia e Promoção da Saúde
Resumo(s)Esse estudo objetivou conhecer a prevalência e os tipos de bullying entre estudantes doEnsino Fundamental. Participaram da investigação 406 alunos regularmente matriculados entre o5º e o 9º ano de sete escolas públicas da região sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meioda aplicação de um questionário autoaplicável cujos dados foram analisados no software StatisticalPackage for Social Sciences (SPSS). Os resultados revelaram que 268 (66%) dos alunos estavamenvolvidos com o bullying, sendo 195 (48%) vítimas e 73 (18%) agressores. Os locais de maiorocorrência foram as salas de aula (57,9%) e os recreios (39,4%). Os tipos mais praticados foramapelidar e xingar (58,9%) e incomodar (39,7%), sendo que as meninas estiveram mais envolvidascom o bullying. Os resultados indicam propagação da violência escolar e a necessidade deintervenções intersetoriais direcionadas para o empoderamento das vítimas de bullying, segundoos pressupostos da promoção da saúde.
This study’s objective was to identify the prevalence and types of bullying experienced by elementary students. A total of 406 students from the 5th to 9th years from seven public schools located in the South of Brazil participated. Data were collected using a self-report questionnaire and analyzed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS). The results revealed that 268 (66%) of the students were involved with bullying, 195 (48%) as victims and 73 (18%) as bullies. Bullying more frequently occurred in classrooms (57.9%) and during recess (39.4%) and the most common types were calling names and cursing (58.9%) and teasing (39.7%); girls were those most frequently involved. The results indicate that violence is disseminated in the school routine and intersectoral interventions are needed to empower the victims based on the assumptions of health promotion.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61887
ISSN1413-0394
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Oliboni 2019.pdf348,23 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID