Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61887
Título: | Prevalência do bullying entre alunos do ensino fundamental |
Outro(s) título(s): | Prevalence of bullying among adolescents and implications for health promotion at school |
Autor(es): | Oliboni, Samara Pereira Lunardi, Valéria Lerch Lunardi, Guilherme Lerch Pereira, Beatriz Oliveira, Wanderlei Abadio de |
Palavras-chave: | Bullying Violência escolar Educação School violence Education |
Data: | 2019 |
Editora: | Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
Revista: | Aletheia: Revista Interdisciplinar de Psicologia e Promoção da Saúde |
Resumo(s): | Esse estudo objetivou conhecer a prevalência e os tipos de bullying entre estudantes doEnsino Fundamental. Participaram da investigação 406 alunos regularmente matriculados entre o5º e o 9º ano de sete escolas públicas da região sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meioda aplicação de um questionário autoaplicável cujos dados foram analisados no software StatisticalPackage for Social Sciences (SPSS). Os resultados revelaram que 268 (66%) dos alunos estavamenvolvidos com o bullying, sendo 195 (48%) vítimas e 73 (18%) agressores. Os locais de maiorocorrência foram as salas de aula (57,9%) e os recreios (39,4%). Os tipos mais praticados foramapelidar e xingar (58,9%) e incomodar (39,7%), sendo que as meninas estiveram mais envolvidascom o bullying. Os resultados indicam propagação da violência escolar e a necessidade deintervenções intersetoriais direcionadas para o empoderamento das vítimas de bullying, segundoos pressupostos da promoção da saúde. This study’s objective was to identify the prevalence and types of bullying experienced by elementary students. A total of 406 students from the 5th to 9th years from seven public schools located in the South of Brazil participated. Data were collected using a self-report questionnaire and analyzed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS). The results revealed that 268 (66%) of the students were involved with bullying, 195 (48%) as victims and 73 (18%) as bullies. Bullying more frequently occurred in classrooms (57.9%) and during recess (39.4%) and the most common types were calling names and cursing (58.9%) and teasing (39.7%); girls were those most frequently involved. The results indicate that violence is disseminated in the school routine and intersectoral interventions are needed to empower the victims based on the assumptions of health promotion. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61887 |
ISSN: | 1413-0394 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oliboni 2019.pdf | 348,23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons