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TítuloA celebração da excelência na escola pública. Reforço ou entrave à democratização da educação?
Autor(es)Torres, Leonor Lima
Palavras-chaveLiderança escolar
Excelência
Democratização
Escola pública
DataSet-2019
EditoraSecretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia. Direção Regional da Educação da Madeira
RevistaRevista Diversidades
CitaçãoTorres, Leonor L. (2019). A celebração da excelência na escola pública. Reforço ou entrave à democratização da educação? Revista Diversidades, 54, 26-29.
Resumo(s)A agenda política tem vindo progressivamente a inscrever no quadro das preocupações educativas os princípios da qualidade, da excelência e do mérito. Neste texto, retomo duas interrogações que têm guiado a minha agenda investigativa: i) de que modo os cerimoniais de distinção focados apenas nos resultados académicos se articulam com o desenvolvimento da cidadania democrática?; ii) até que ponto a miragem da exclusividade não estará a engendrar, no sentir dos alunos, o terror da exclusão, pela dificuldade crescente em alcançar um desempenho modelar?
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61914
ISSN1646-1819
Versão da editorahttps://www.madeira.gov.pt/dre/Estrutura/DRE/Publicações
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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