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https://hdl.handle.net/1822/61944
Título: | A Educação Ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico numa perspetiva de aprendizagem cooperativa |
Autor(es): | Silva, Lénia Guimarães, Fernando |
Editor(es): | Balça, Ângela et al. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Cooperativa Educação Ambiental 1º Ciclo do Ensino Básico |
Data: | 2018 |
Editora: | Universidade de Évora. Centro de Investigação em Educação e Psicologia (UE/CIEP) |
Citação: | Silva, Lénia & Guimarães, Fernando (2018). A Educação Ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico numa perspetiva de aprendizagem cooperativa. In Ângela Balça et al. (Coords.), A Formação de educador@s e professor@s: olhares a partir da UniverCidade de Évora, pp. 504-529. Évora: CIEP-UE. e-ISBN: 978-989-8550-74-3. |
Resumo(s): | Este estudo, que surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, analisa as potencialidades da aprendizagem cooperativa para a Educação Ambiental, uma vez que esta metodologia promove competências sociais consideradas essenciais para o desenvolvimento desta área. Assim, estabelecemos os seguintes objetivos de investigação: promover a aprendizagem de conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais relacionados com a Educação Ambiental; desenvolver o espírito critico e o sentido de responsabilidade social dos alunos em relação ao Ambiente, bem como as boas e más ações perante a preservação do planeta através da aprendizagem cooperativa; e, desenvolver competências sociais que possam ser aplicadas na vida em sociedade e motivar os alunos a participar ativamente de forma a construírem o conhecimento de forma coletiva. Para tal foi realizada uma intervenção pedagógica, durante várias sessões, numa turma do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, constituída por 25 alunos. Primeiramente, procuramos conhecer os objetivos da Educação Ambiental para o 1º Ciclo do Ensino Básico, para, depois, desenvolver uma ação educativa que promova os seus conteúdos de forma eficaz. Este estudo teve como base a metodologia de investigação-ação, desenvolvendo uma prática de ensino cooperativo com o objetivo de melhorar as aprendizagens dos alunos sobre a Educação Ambiental, dando-lhes as ferramentas necessárias para construírem o conhecimento de forma coletiva. Deste modo, num processo cíclico de planificação, ação, observação e reflexão, esta metodologia permitiu verificar os efeitos da prática educativa, para melhorá-la nas intervenções seguintes. Os dados mostram que a aprendizagem cooperativa tem um conjunto de benefícios para o processo de ensino e de aprendizagem da Educação Ambiental, verificando-se não só uma melhoria das aprendizagens dos alunos, como uma evolução na aquisição de competências sociais que consideramos importantes para a Educação Ambiental, preparando-os para ter um papel ativo na vida em sociedade. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61944 |
e-ISBN: | 978-989-8550-74-3 |
Versão da editora: | https://www.ciep.uevora.pt/Publicacoes/publicacoes_nao_periodicas/Ebook-FEPUE |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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