Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61944

TítuloA Educação Ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico numa perspetiva de aprendizagem cooperativa
Autor(es)Silva, Lénia
Guimarães, Fernando
Editor(es)Balça, Ângela et al.
Palavras-chaveAprendizagem Cooperativa
Educação Ambiental
1º Ciclo do Ensino Básico
Data2018
EditoraUniversidade de Évora. Centro de Investigação em Educação e Psicologia (UE/CIEP)
CitaçãoSilva, Lénia & Guimarães, Fernando (2018). A Educação Ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico numa perspetiva de aprendizagem cooperativa. In Ângela Balça et al. (Coords.), A Formação de educador@s e professor@s: olhares a partir da UniverCidade de Évora, pp. 504-529. Évora: CIEP-UE. e-ISBN: 978-989-8550-74-3.
Resumo(s)Este estudo, que surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, analisa as potencialidades da aprendizagem cooperativa para a Educação Ambiental, uma vez que esta metodologia promove competências sociais consideradas essenciais para o desenvolvimento desta área. Assim, estabelecemos os seguintes objetivos de investigação: promover a aprendizagem de conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais relacionados com a Educação Ambiental; desenvolver o espírito critico e o sentido de responsabilidade social dos alunos em relação ao Ambiente, bem como as boas e más ações perante a preservação do planeta através da aprendizagem cooperativa; e, desenvolver competências sociais que possam ser aplicadas na vida em sociedade e motivar os alunos a participar ativamente de forma a construírem o conhecimento de forma coletiva. Para tal foi realizada uma intervenção pedagógica, durante várias sessões, numa turma do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, constituída por 25 alunos. Primeiramente, procuramos conhecer os objetivos da Educação Ambiental para o 1º Ciclo do Ensino Básico, para, depois, desenvolver uma ação educativa que promova os seus conteúdos de forma eficaz. Este estudo teve como base a metodologia de investigação-ação, desenvolvendo uma prática de ensino cooperativo com o objetivo de melhorar as aprendizagens dos alunos sobre a Educação Ambiental, dando-lhes as ferramentas necessárias para construírem o conhecimento de forma coletiva. Deste modo, num processo cíclico de planificação, ação, observação e reflexão, esta metodologia permitiu verificar os efeitos da prática educativa, para melhorá-la nas intervenções seguintes. Os dados mostram que a aprendizagem cooperativa tem um conjunto de benefícios para o processo de ensino e de aprendizagem da Educação Ambiental, verificando-se não só uma melhoria das aprendizagens dos alunos, como uma evolução na aquisição de competências sociais que consideramos importantes para a Educação Ambiental, preparando-os para ter um papel ativo na vida em sociedade.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61944
e-ISBN978-989-8550-74-3
Versão da editorahttps://www.ciep.uevora.pt/Publicacoes/publicacoes_nao_periodicas/Ebook-FEPUE
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ebook FEPUE_3.pdf792,79 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID