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dc.contributor.advisorPrecioso, Josépor
dc.contributor.authorMonteiro, Ana Carolina Bragapor
dc.date.accessioned2019-11-07T11:09:55Z-
dc.date.available2019-11-07T11:09:55Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61967-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)por
dc.description.abstractEste relatório apresenta o trabalho realizado ao longo de um processo de intervenção na área da educação para a saúde, mais especificamente, ao nível dos hábitos alimentares, de sono, de higiene e do consumo de tabaco, utilizando a formação e a supervisão como estratégia. As intervenções realizadas ao longo do projeto foram dirigidas a um grupo de crianças entre os 6 e os 14 anos e, também, aos seus pais. O projeto consistiu em delinear, implementar e avaliar uma intervenção de modo a que fosse possível promover a melhoria de conhecimentos no âmbito dos hábitos alimentares, de sono, de higiene e de consumo de tabaco, assim como na adoção de escolhas e hábitos saudáveis. A intervenção foi composta por seis sessões para as crianças e, uma última sessão, que tinha como finalidade dar às crianças um panfleto para que estas o entregassem aos seus pais. Este documento tinha como objetivo consciencializar os pais das mesmas a não fumarem dentro de casa e dar-lhes a conhecer os malefícios do consumo de tabaco. Como instrumento de avaliação foram realizados inquéritos por questionário, antes e depois das intervenções, de modo a analisar a evolução dos comportamentos e hábitos relativos à alimentação, ao sono, à higiene e ao consumo de tabaco. A avaliação desta experiência permitiu concluir que as atividades desenvolvidas com as crianças tiveram um efeito positivo no comportamento das mesmas, uma vez que surgiram mudanças bastante favoráveis nas quatro temáticas abordadas. A execução deste projeto demonstra a importância da educação para a saúde, nomeadamente na educação alimentar, do sono, da higiene e do consumo de tabaco em crianças e jovens adolescentes num meio social desfavorecido. Assim, salienta-se, a importância e a necessidade de se desenvolverem projetos nestas comunidades, de modo a que haja uma melhoria nos estilos de vida e hábitos comportamentais dos pais e das crianças que habitam e crescem em bairros sociais.por
dc.description.abstractThis report introduces the project made over an intervention process in the health education area, more precisely about the eating habits, sleeping, hygiene and tobacco consumption using the training and supervision as a main strategy. The performed interventions over the project were directed to a group of children with ages between 6 and 14 and also to their parents. The project consisted in drawing, implement and evaluate an intervention in a way that was possible promote a better knowledge about eating habits, sleeping, hygiene and tobacco consumption also as the adoption of healthier choices and habits. The intervention was split in 6 sessions to the children and a final session where the main goal was provide the children a brochure to be delivered to their parents. This same document was created to alert the parents for some habits such as, no smoking inside the house and provide all the necessary knowledge about how harmful tobacco can be. As evaluation process were conducted inquiries before and after the above mentioned interventions, so that we could analyze the behavior and habit evolution according to the eating habits, sleeping, hygiene and tobacco consumption. These experience evaluations allowed us understand that the sessions and activities with the children had a positive effect in them, since we saw very good changes regarding the themes approached. This project execution shows how important is the education, especially the health education regarding the eating habits, sleeping and tobacco consumption in children and teenagers that live in a undervalued social environment. With this we can stand up the importance and the need of development this type of projects in these communities, so that we can achieve a greater good such as the life style improvement and behavior habits of the children and their parents that grown up and live in social housing.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectHábitospor
dc.subjectPrevençãopor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectFormationpor
dc.subjectHabitspor
dc.subjectPreventionpor
dc.subjectHealthpor
dc.subjectSupervisionpor
dc.titleEducação para a saúde na melhoria de estilos de vida de crianças e jovens que frequentam um projeto de inclusão socialpor
dc.title.alternativeHealth education in improving the lifestyles of children and young people attending a social inclusion projectpor
dc.title.alternativeEducação para a saúde na melhoria de estilos de vida de crianças e jovens ciganas que frequentam um projeto de inclusão socialpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202266060por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
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