Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62051

TítuloA reorganização do espaço pedagógico e a construção articulada do saber em contexto de educação pré-escolar
Outro(s) título(s)The reorganization of the pedagogical space and the articulated construction of knowledge in the context of pre-school education
Autor(es)Oliveira, Alexandra Fernandes
Orientador(es)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Palavras-chaveÁrea das ciências
Articulação de áreas de conteúdo
Educação pré-escolar
Articulation of content areas
Pre-school education
Science area
Data2019
Resumo(s)O presente trabalho tem como objetivo apresentar um projeto de intervenção pedagógica sobre o tema “A reorganização do espaço pedagógico e a construção articulada do saber em contexto de educação pré-escolar”. O projeto desenvolvido com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos teve como objetivos estimular do interesse das crianças pelas ciências e experiências, promover o desenvolvimento de aprendizagens envolvendo várias áreas e domínios de conhecimento e fomentar a construção de saberes de forma coletiva. De modo a alcançar os objetivos traçados foi desenvolvido um conjunto de estratégias intervenção pedagógica focalizadas no reapetrechamento da área das ciências, na realização de explorações e experimentações que permitiram às crianças observar, formular hipóteses, experimentar, refletir, tirar conclusões e comunicar dados. A concretização deste projeto foi importante no sentido que permitiu não só favorecer as interações, como permitiu envolver as crianças num conjunto de atividades que abrangeram diferentes áreas de conteúdo curricular para a educação pré-escolar.
The present work aims to present a project of pedagogical intervention on the theme "The reorganization of the pedagogical space and the articulated construction of knowledge in the context of pre-school education". The project developed with a group of children between the ages of five and six had as objectives to stimulate children's interest in science and experiences, to promote the development of learning involving several areas and domains of knowledge and to foster the collaborative construction of knowledge. In order to reach the objectives outlined, a set of pedagogical intervention strategies focused on the re-refining of the area of sciences, explorations and experiments were developed that allowed the children to observe, formulate hypotheses, experiment, reflect, draw conclusions and communicate data. The realization of this project was important in that it allowed not only to enrich interactions, but also to involve children in a set of activities that covered different areas of curricular content for pre-school education.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62051
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alexandra Fernandes Oliveira.pdf3,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID