Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62118

TítuloFormação continuada e identidade profissional na voz de docentes do Brasil e de Portugal
Outro(s) título(s)In-service training and professional identity in teacher’s voice from Brazil and Portugal
Formación y identidad profesional en la voz de los docentes del Brasil y Portugal
Autor(es)Sivieri-Pereira, Helena de Ornellas
Anunciato, Rosa Maria Moraes
Silva, Ana Maria Costa e
Palavras-chaveFormação contínua
Identidade profissional
Educação básica
Memorial formativo
Continuing education
Professional identity
Basic education
Formative memorial
Formación continua
Identidad profesional
Educación básica
DataAgo-2019
EditoraEditora da Universidade do Estado da Bahia (EDUNEB)
RevistaEducação e Contemporaneidade
CitaçãoSivieri-Pereira, H. de O., Anunciato, R. M. M. & Silva, A. M. C. (2019). Formação continuada e identidade profissional na voz de docentes do Brasil e de Portugal. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, 28(55), 202-220. http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p%25p
Resumo(s)A partir da escrita de um memorial formativo feito por sete professores brasileiros e cinco portugueses, buscou-se identificar a percepção de docentes da Educação Básica da rede pública do Brasil e de Portugal sobre o desenvolvimento da formação continuada que vivenciam. Os dados colhidos foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo, com o objetivo de estabelecer a relação entre a formação e a construção da identidade profissional e discutir as políticas públicas de formação em vigor no momento no Brasil e em Portugal. Os resultados indicam que nos dois países existe empenho do setor público em atender à demanda de formação continuada dos docentes, mas, aparentemente, não está atingindo a classe de forma efetiva. Percebe-se descontentamento dos docentes com a formação oferecida e desânimo em buscar alternativas, trazendo consequências para a constituição da identidade profissional. Destaca-se que Portugal está implantando uma grande mudança a partir do Programa Flexibilidade e Autonomia Curricular, que poderá ser um indicativo para as políticas públicas brasileiras, mas que ainda requer muitas análises e considerações.
Based on the writing of a training memorandum by seven Brazilian and five Portuguese teachers, it was sought to create a way of articulating the teaching perceptions and the public policies of the area with regard to continuous training. The general objective of the research was to identify the perception of teachers of Basic Education in the public network in Brazil and Portugal, on the development and implementation of the ongoing training project that they are experiencing. The data collected were analyzed using the Content Analysis technique, in order to establish the relationship between the formation and construction of the professional identity and to discuss the public training policies currently in force in Brazil and Portugal. The results indicate that both in Brazil and in Portugal there is a commitment by the public sector to attend to the demand for continuing education of teachers, but apparently it is not reaching the teaching class in an effective way. There is discontent among teachers with the training offered and discouragement in seeking alternatives. This fact has interfered in the constitution and development of the professional identity of the teachers. It is worth noting that Portugal is implementing a great change from the Flexibility and Curricular Autonomy Program, which may be indicative of Brazilian public policies, but which still requires many analyzes and considerations.
A partir de un memorial formativo, realizado por siete profesores brasileños y cinco profesores portugueses de Educación Básica de la red pública de enseñanza, hemos tratado de buscar la percepción de los profesores sobre el desarrollo de formación continua que vivencian. Los datos obtenidos fueron analizados mediante la técnica de análisis de contenido, con el fin de establecer la relación entre la formación y la construcción de la identidad profesional y discutir políticas públicas de formación en vigor en el momento en Brasil y Portugal. Los resultados indican que en los dos países existe compromiso del sector público en atender la demanda de formación continuada de los docentes, pero no está alcanzando la clase de forma efectiva. Se percibe descontento de los docentes con la formación ofrecida y desánimo en buscar alternativas, trayendo consecuencias para la constitución de la identidad profesional. Es de destacar que Portugal está aplicando un cambio importante con la implementación de un Programa de Flexibilidad y Autonomía Curricular que puede ser indicativo para la política pública brasileña, pero todavía requiere una gran cantidad de análisis y consideraciones.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62118
DOI10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p202-220
ISSN0104-7043
e-ISSN2358-0194
Versão da editorahttp://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7191
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
FAEEBA-agosto2019.pdfFormação continuada e identidade profissional na voz de docentes Brasileiros e Portugueses357,12 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID