Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62127

TítuloAssociação da atividade física e o desempenho escolar em alunos de uma escola secundária pública: relatório de estágio
Outro(s) título(s)Association between physical activity and academic achievment in students of a public secondary school
Autor(es)Castro, Hélder Luís Alves de
Orientador(es)Pereira, Beatriz
Palavras-chaveAtividade física
Desempenho escolar
Educação física
Matemática
Português
Academic achievement
Mathematics
Physical activity
Physical education
Portuguese
Data2019
Resumo(s)O relatório de estágio pretende retratar o processo de ensino-aprendizagem e o seu consequente planeamento, realização e avaliação relativo à minha participação como professor de Educação Física (EF) no ano letivo 2017/2018. A estruturação do realatório engloba para além do enquadramento pessoal, o enquadramento do meio onde todo o processo decorreu, onde posteriormente é abordado todo o planeamento e organização da prática pedagógica inerente à carreira de docente e a participação nas atividades desenvolvidas pela comunidade escolar. Por fim é apresentado o trabalho de investigação, que se realizou em 76 alunos ( 55 rapazes e 22 raparigas) do secundário de uma escola pública em Guimarães (28 alunos do 10º ano, 18 do 11º e 30 do 12º ano), tendo como objetivo principal caracterizar a amostra, segundo o nível de Atividade Física (AF) obtido através do questionário IPAQ-S, para classificar os alunos em ativos ou não ativos utilizando as recomendações da Organização Mundial de Sáude e verificar a associação entre a classificação do nível de AF, com o desempenho escolar, observado através da nota classificativa final do ano letivo, analisando posteriormente as disciplinas nucleares de Português, Matemática e Educação Física (EF). Foram encontradas diferenças significativas relativamente à nota de EF (p=0,0), género (p=0,023 ) e ano de escolaridade (p=0,016) comparativamente com a classificação do nível de AF. Correlacionando todas as variáveis em estudo, foram econtradas correlações positivas da nota de EF com as atividades moderadas a vigorosa, onde os alunos ativos possuem melhor classificação a EF. O género obteve uma correlação negativa muito forte, onde as raparigas apresentaram uma nota menor de EF comparativamente aos rapazes. Foi constatada uma correlação positiva entre as disciplinas observadas e a média escolar mas com correlações diferentes, o que vai de encontro ao defendido por vários autores, reforçando a maior influência da Matemática e de Português na média escolar obtida.
The internship report intends to portray the teaching-learning process and its subsequent planning, realization and evaluation regarding my participation as a Physical Education (PE) teacher in the 2017/2018 school year. The report’s structuring encompasses apart from the personal framing, the context in which the whole process took part, where it is later addressed the entire planning and organization of the pedagogic practice inherent to the teaching career and the participation in activities developed by the school community. Lastly it is presented the research work, which was carried out in 76 high school students (55 boys and 22 girls) from a public school in the Guimarães area (28 tenth graders, 18 eleventh graders and 30 twelfth graders). The main goal was to characterize the sample, according the Physical Activity (PA) measured through the IPAQ-S, to classify the students as active or inactive using the World Health Organization’s recommendations and verify the connection between the PA and academic achievement observed through the school year final grades; analyzing afterwards the core curriculum – Portuguese, Mathematics and Physical Education (PE). Significant differences were found relatively to the PE grades (p=0,0), gender (p=0,023) and year of school (p=0,016) in comparison with the PA classification. Correlating all the variables under study, there were found positive correlations of the PE grades with moderated to vigorous activities, whereas the active students have highest grades at PE. Gender obtained a very strong negative correlation, in which girls show a lower PE grade in comparison with boys. It was verified the positive correlation between the observed disciplines and the academic’s mean value but with different correlations, which meets what is advocated by many authors, reinforcing the greater influence of Mathematics and Portuguese in the obtained academic mean value.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62127
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Hélder Luís Alves de Castro.pdf2,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID