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TítuloLiteracia mediática e comunicação intergeracional. Estudo das trocas e partilhas no ‘encontro’ entre gerações distantes
Outro(s) título(s)Media literacy and intergenerational communication. Study of the exchange and sharing in the ‘encounter’ between distant generations
Autor(es)Petrella, Simone
Pereira, Sara
Pinto, Manuel
Palavras-chaveLiteracia mediática
Comunicação intergeracional
Inclusão digital e social
Investigação-ação
Cidadania
Media literacy
Intergenerational communication
Social and digital inclusion
Action research
Citizenship
Data2012
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
CitaçãoPetrella, S., Pereira, S. & Pinto, M. (2012). Literacia Mediática e Comunicação Intergeracional. Estudo das Trocas e Partilhas no ‘Encontro’ entre Gerações Distantes. In Z. Pinto-Coelho & J. Fidalgo (Eds.), Sobre Comunicação e Cultura: I Jornadas de Doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais (pp. 133-145). Braga: CECS.
Resumo(s)Com o presente projeto pretende-se analisar as trocas e partilhas de conhecimentos geradas no encontro intergeracional em torno dos media, ambicionando cruzar diferentes problemáticas do ponto de vista quer teórico quer prático. Os sujeitos envolvidos são seniores e crianças, as gerações mais vulneráveis e que as transformações demográficas e socioculturais das últimas décadas tornaram mais distantes. O nosso olhar será direcionado para as dinâmicas colaborativas típicas da aprendizagem intergeracional, caracterizadas pela reciprocidade e bidirecionalidade das trocas simbólicas. Enquadrando o estudo numa metodologia de investigação-ação, pretende-se identificar os fatores que influem na aquisição de competências mediáticas e os benefícios gerados no encontro à volta dos media, em ambas as gerações. Propõe-se ainda promover uma comunicação intergeracional que contribua para uma plena literacia mediática e concorra para o combate à exclusão digital e social.
With the present project we intend to analyze the exchanges and sharing of the knowledge generated in the intergenerational encounter around the media, aiming to cross different problematics from a theoretical and a practical angle. The subjects involved are senior and children, the most vulnerable generations and the ones the demographic and socio cultural transformations of the last decades made more distant. Our look will be aimed towards cooperative dynamics typical of the intergenerational learning, characterized by the reciprocity and bidirectionality of the symbolic exchanges. By framing the study in an action research methodology, we intend to identify the factors that have influence in the acquisition of media skills and the benefits generated by the encounter around the media in both generations. We still propose to promote an intergenerational communication that contributes to a full media literacy and concurs to fight the digital and social exclusion.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62135
ISBN978-989-8600-05-9
Versão da editorahttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1341
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings
DCC - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

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