Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62182

TítuloCooperação, responsabilidade e autonomia na Educação em Ciências: um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade
Outro(s) título(s)Cooperation, responsibility and autonomy in Science Education: a study with students in 10th grade
Autor(es)Gonçalves, Ângelo Manuel Marques
Orientador(es)Vilaça, Teresa
Palavras-chaveAprendizagem cooperativa
Conhecimento
Desenvolvimento de competências
Ensino das ciências
Cooperative learning
Knowledge
Skills development
Science teaching
Data2018
Resumo(s)A aprendizagem cooperativa é uma metodologia com a qual os alunos se ajudam no processo de aprendizagem atuando como parceiros entre si e com o professor, visando adquirir conhecimento sobre um dado objetivo. Foi com esta ideia em mente que defini a minha intervenção pedagógica, após constatar, através de uma análise naturalista da turma, que alguns alunos não estavam totalmente inseridos no seio da mesma, influenciando o comportamento e aproveitamento escolar na disciplina. O projeto de intervenção pedagógica supervisionada foi desenvolvido numa Escola de Ensino Básico e Secundário de uma Cooperativa de Ensino, focalizando-se numa turma do 10 º ano com 27 alunos, na disciplina de Biologia e Geologia do Curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias, na lecionação da unidade didática Distribuição de Matéria. Este projeto de intervenção pedagógica desenvolveu-se com o intuito de: i) averiguar como evolui o conhecimento substantivo e processual durante a aprendizagem cooperativa na unidade didática Distribuição de Matéria no 10º ano de escolaridade; ii) analisar o impacto da intervenção pedagógica no desenvolvimento de competências de autonomia, cooperação e responsabilidade; iii) identificar a valorização atribuída pelos alunos às atividades e aos papéis de aprendizagem cooperativa vivenciados. Os instrumentos de recolha de dados foram diversificados, tendo-se realizado uma abordagem qualitativa, de caráter mais descritivo, mas também quantitativa, no domínio cognitivo. Assim, recorreu-se a um questionário de conhecimentos sobre a unidade de ensino (pré-teste e pós-teste), um questionário final relativamente à perceção dos alunos sobre o trabalho cooperativo, grelhas de autoavaliação e observação naturalista. Os resultados vieram indicar que a aprendizagem em grupos de trabalho cooperativo, proporcionaram positivamente o desenvolvimento de competências nos domínios concetual e atitudinal. reforçando a extrema importância do desenvolvimento de estratégias orientadas para a interação entre alunos. A análise dos dados revelou ainda que os alunos sentiram grande satisfação em aprender em ambiente cooperativo.
Cooperative learning is a methodology in which students help themselves in the learning process by acting as partners with each other and with the teacher, aiming to acquire knowledge about a given objective. It is with this awareness in mind that I defined my pedagogical intervention, after noticing through a naturalistic analysis of the class that some students were not integrated in the same, influencing the behavior and academic achievement of the subject. The supervised pedagogical intervention project was conducted in a Basic and Secondary School of a Teaching Cooperative Society, focusing on a 10 grade class with 27 students in the Biology and Geology th subject of the Humanistic Science and Technology course during the teaching of the didactic unit Distribution of Matter. This project of pedagogical intervention was developed with the purpose of: i) ascertaining how substantive and procedural knowledge evolves during cooperative learning in the didactic unit Distribution of Matter in the 10 year; ii) analyzing the impact of the pedagogic th intervention in the development of competences of autonomy, cooperation and responsibility; iii) identifying the value attributed by students to the activities and cooperative learning roles experienced. The data collection instruments were diversified and a qualitative, more descriptive and also quantitative approach in the cognitive domain was carried out. Thus, a questionnaire of knowledge on the teaching unit (pre-test and post-test), a final questionnaire on students perception on cooperative work, grids of self-assessment and naturalistic observation, were used. The results showed that learning in cooperative working groups contributed positively to the development of competences in the conceptual and attitudinal domains, reinforcing the extreme importance of the development of strategies oriented to the interaction between students. The data analysis showed yet that the students felt more satisfaction in learning in a cooperative environment.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62182
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ângelo Gonçalves - Relatório.pdf3,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID