Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62270

TítuloA ambivalência de Goa como imagem do império português e as representações da sociedade colonial na literatura luso­-indiana “de recreio”
Autor(es)Passos, Joana
Palavras-chaveliteratura colonial
Resistência anti-colonial
Literatura comprometida
Lusofonias
Data2008
EditoraUniversidade de Coimbra. Faculdade de Letras. Centro de Estudos Sociais
Revistae-cadernos CES
CitaçãoPassos, J. (2008). A ambivalência de Goa como imagem do império português e as representações da sociedade colonial na literatura luso-indiana “de recreio”. e-cadernos ces, (01).
Resumo(s)Pelo estudo da literatura indo­portuguesa nos séculos XIX e XX, nesta investigação procura­se revisitar a vida cultural de Goa, contribuindo assim para fazer o complexo mapa das vivências e ideologias que o império trouxe à cultura portuguesa e à compreensão que temos do nosso passado histórico e da nossa identidade colectiva. Apresenta­se ainda o contexto de desenvolvimento de uma literatura indo­portuguesa no século XIX através da discussão de alguns excertos de dois folhetins aí publicados: o primeiro conjunto de excertos será retirado de “Traição”, de Frederico Gonçalves, publicado nas páginas do jornal literário “Ilustração Goana" em 1864. O segundo conjunto de citações é de “Jacob e Dulce” de Francisco João da Costa, também conhecido pelo pseudónimo de GIP, texto publicado como romance, mas que apareceu em primeiro lugar como folhetim, nas páginas do Jornal “O Ultramar”, em 1896.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62270
ISSN1647-9270
e-ISSN1647-0737
Versão da editorahttps://journals.openedition.org/eces/100
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID