Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6262

TítuloHabilidades cognitivas e rendimento escolar entre o 5.º e 12.º anos de escolaridade
Autor(es)Lemos, Gina Claúdia Enguiça Marques Pereira de
Orientador(es)Almeida, Leandro S.
Data25-Jan-2007
Resumo(s)Partindo das concepções de inteligência que melhor combinam os processos cognitivos e os conteúdos envolvidos nas tarefas, avançámos na aferição nacional da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR), nas suas três versões e cobrindo o leque escolar do 5º ao 12º ano. No sentido deste primeiro objectivo da tese, avançámos com várias aplicações e análises das referidas provas, quer na perspectiva das suas características métricas, quer no sentido da normalização dos seus resultados. Para este último caso, aplicámos a BRP junto de uma amostra representativa dos alunos, considerando o ano escolar, o género, a comunidade urbana/rural de localização da escola e os agrupamentos de estudos, quando nos situávamos em alunos do 10º ao 12º ano. Um segundo objectivo desta tese prendeuse com um conjunto de análises diferenciais dos resultados, procurando apreciar o impacto de variáveis pessoais e sócio-culturais no desempenho cognitivo dos alunos, e como esse impacto aparece moderado, quer pelo ano escolar dos alunos (associado à idade), quer pela natureza das próprias provas (conteúdo dos respectivos itens). Globalmente, os resultados sugerem uma maior diferenciação dos resultados segundo o género nas provas de conteúdo numérico e mecânico, acentuando-se essa diferenciação à medida que avançamos na escolaridade (sobretudo a partir do 10º ano). Por sua vez, os grupos de alunos mais favorecidos económica (profissão do pai) e culturalmente (comunidade) apresentam melhor desempenho nas provas, sendo esta diferença mais vincada nas provas associadas à linguagem e às aprendizagens escolares (verbal e numérica), e menor nas provas de conteúdo figurativo-abstracto ou não-verbal. Essas diferenças esbatem-se à medida que avançamos nos anos escolares. Considerando a relação entre o desempenho nas provas e medidas de realização académica, o estudo aponta para uma correlação moderada entre os resultados na bateria e o rendimento escolar. A média global de realização cognitiva (conjunto das provas da bateria) parece constituir o melhor preditor do rendimento académico, decrescendo, no entanto, à medida que avançamos na escolaridade. Neste sentido, é sugerido que o contributo do factor comum às quatro/cinco provas (raciocínio) vai assumindo uma importância gradualmente menor, em favor das especificidades dos conteúdos das provas, também relacionadas com as disciplina e a opção vocacional dos alunos. Verificámos, ainda, que as correlações entre as classificações escolares dos alunos e as aptidões cognitivas tendem a ser progressivamente menos vincadas à medida que avançamos nos níveis de escolaridade e parecem variar em função do conteúdo das provas, sendo os valores mais elevados quanto maior for a proximidade entre o conteúdo da prova e a disciplina curricular. No Ensino Secundário, as discrepâncias associadas ao conteúdo curricular tornam-se particularmente evidentes nas provas de raciocínio numérico, mecânico e espacial, onde os alunos que cursam a opção científico-tecnológica (“Ciências”) obtêm níveis de realização cognitiva mais elevados.
Considering the conceptions of intelligence that better combine the cognitive processes and the tasks’ contents we proceeded to the normalization of the Reasoning Tests Battery (BPR) to Portuguese population, in its three versions, collecting an academic sample from 5th to 12th grade. In order to achieve this leading purpose, we have made some applications and analyses on the battery tests psychometric characteristics as well as in standardization of the results. For this purpose, we administered BPR to a representative sample of students, taking into account the grade, the gender, the urban/rural community in which schools are located and, when considering students of 10th to 12th grade, the options of study domain. A second aim was related to differential data analyses, so that we could evaluate the impact of some personal and socio-cultural variables on cognitive performance, as well as in which way that impact is mediated by students’ grade (related to age) and by tests’ nature (items contents). In general, the obtained results suggested a greater impact allowing for the gender on numeric and mechanical tests, in a way that these differences increased along students’ school level (specially starting from 10th grade). Moreover, students belonging to higher socioeconomic status (community and father’s social class, respectively) have greater results in cognitive tests and this difference is more evident in tests related to language and academic learning (verbal and numeric), and less in figurative-abstract or nonverbal items. As we go forward in the school level, these differences tend to diminish. This study points out a moderate correlation between student’s performance in battery tests and school achievement. Additionally, the dominant predictor of student’s academic achievement seems to be the global score considering all the battery subtests, though it explains gradually less along scholarship. Following that, we suggested that the common factor to all battery tests (reasoning) gradually yield importance to test’s specificities (contents), also related to the curriculum school subjects and student’s vocational option. Furthermore, the correlation coefficients decrease along scholarship and seem to change according to tests’ contents. The more similar the tests’ contents are to curriculum subject’s contents, the higher correlation coefficients. From 10th to 12th grades, those differences got clearer in numeric, mechanical and spatial tests, where students of sciences vocational option have obtained higher scores.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento psicologia especialidade em psicologia da educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6262
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
01_ÍNDICE.pdf41,7 kBAdobe PDFVer/Abrir
02_TESE GINA LEMOS.pdf1,27 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID