Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62639

TítuloCriança e o brincar: entre o mundo pensado e o mundo vivido
Autor(es)Kuhn, Roselaine
Cunha, António Camilo
Palavras-chaveBrincar e se movimentar
Fenomenologia
Ontologia
Mundo da Vida.
Data2017
EditoraInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP)
CitaçãoKuhn, R. & Cunha, A.C. (2017) Criança e o brincar: entre o mundo pensado e o mundo vivido. In: P. Pereira, A. Cardoso, S. Vale & B. Pereira; Educação Física, Lazer e Saúde: Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado (88-99). Porto: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
Resumo(s)Os saberás escolares na educação da infância pautam-se entre duas perspectivas conflitantes: as pedagogias centradas no esforço e nos estímulos controladores e as pedagogias centradas no pra2er de aprender e nas pulsões libertadoras. De um lado estão as exigências da ordem da produtividade escolar, de grande racionalidade, forjadas pelo mundo pensado dos adultos que concebem o livre brincar como perda de tempo, algo inútil e improdutivo. Por outro, está a dimensão lúdica da corporeidade da criança habitada pela fantasia, imaginação, contemplação, encantamento, autonomia, alegria e fruição que humanizam, representada pelo mundo vivido da criança e concebida ontologicamente na sua essência pelo livre brincar e se movimentar. Numa perspectiva dialética temos dois universos: o mundo pensado e racionalizado dos adultos e o mundo vivido das crianças como sua expressão autêntica de ser. Diante dessa dicotomia, a investigação de doutoramento em andamento busca compreender quais as representações que as crianças têm sobre brincar e se movimentar em liberdade? Tencionamos conhecer as representações através de informações polifônicas vindas do terreno, contribuindo com uma reflexão crítica e original e transformando essa dicotomia numa dialética, demonstrando diferentes entendimentos do movimento humano, nomeadamente os sentidos ontológico e fenomenológico na educação de crianças. Acreditamos que as manifestações que aparecera no brincar e se movimentar em liberdade das e entre crianças são predominantemente ontológicas e fenomenológicas, enquanto que nos adultos situam-se no campo da racionalidade, demarcando diferenças profundas entre representações de crianças e adultos. A abordagem é qualitativa de orientação etnográfica. Os instrumentos de recolha de dados são entrevistas semiestruturadas, observação livre e filmagens. Os sujeitos são crianças de 5 anos de uma escola de Educação Infantil de Braga-Portugal. A interpretação dos dados se dá através da análise de conteúdo.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62639
ISBN9789728969189
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A criança e o Brincar kuhn e Cunha 010.pdf8,95 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID