Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62641

TítuloEntre o experimento e a experiência: para uma didática originária na Educação Física (infantil)
Autor(es)Cunha, António Camilo
Kuhn, Roselaine
Oliveira, Evandro Salvador Alves de
Editor(es)Serra, Nuno
Vila-Chã, Carolina
Casanova, Natalina
Pereira, Beatriz
Palavras-chaveEducação Física (infantil)
Não formal e informal
Experiência e experimento
DataJul-2019
EditoraInstituto Politécnico da Guarda
CitaçãoCunha, António Camilo; Kuhn, Roselaine & Oliveira, Evandro (2019) Entre o experimento e a experiência: para uma didática originária na Educação Física (infantil). In N. Serra; C. Vila-Chã, N. Casanova; B. Pereira Educação Física, Lazer & Saúde – Desafios interdisciplinares na promoção da atividade física Volume II (pp. 15-18). Guarda: Instituto Politécnico da Guarda.
Resumo(s)A Educação moderna parece estar voltada para o exterior! Na radicalidade desta afirmação encontramos a constatação de que a Educação (Física) parte do pressuposto de que precisamos adquirir todo o conhecimento – o conhecimento positivo, da técnica, do experimento, da formalidade, da teoria… para que possamos ser competentes, críticos e inovadores. Esta constatação parece que “colide” com o primeiro ideário da boa educação já defendida pelos Gregos. Esse ideário assentava no primado de que a educação seria um tempo e um espaço livre para o homem se dedicar ao seu ser (eu) interior - metáfora Socrática. Conhecer o eu interior onde a razão, a emoção, a sensibilidade, a espiritualidade, a individuação, a experiência, habitam, seria o caminho a percorrer. No entanto, por paradoxal e contraditório que pareça, a evolução humana consagrou (quase em exclusivo) a racionalidade como o caminho a seguir. Desta realidade, toda a vida social, cultural, política, educativa, desportiva foi paulatinamente “enclausurada” em modelos de experimentos de grande fechamento e grande rigidez estrutural e funcional. Contrariamente, a ideia de experiência, (dado eminentemente ontológico e antropológico) foi preterida e até destituída da sua grande missão - que pressupunha a construção do homem-todo (o homem-todo, que é: sensível, inteligível, imanente e transcendente). Ora, se nosso objetivo é continuar a viver numa sociedade aberta e democrática, num mundo em que cada um de nós possa construir a sua própria experiência e existência, a orientar a sua vida pelo respeito e solidariedade para com os outros, onde a Educação Física tem papel muito relevante, torna-se necessário tomar a consciência sobre esta primeira ideia da boa educação (física), tendo a experiência como fundamento da boa educação. Este fato vai contra a ideia (dominante) de experimento (o currículo é um experimento!?) típico da educação formal moderna de grande racionalidade técnica e burocrática. A reflexão tenta mostrar que a Educação Física (logo nas primeiras idades) poderá contribuir para esta dimensão através de uma intervenção didática no campo da experiência, foco das reflexões que pretendemos tecer.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62641
e-ISBN978-972-8681-79-1
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cunha, Kuhn, Oliveira Entre o experimento e a experiência.pdf950,53 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID