Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6266

TítuloModelo de Polya e a resolução de problemas ambientais no 1º Ciclo: conservação das dunas litorais
Autor(es)Brandão, Marlene João Lima Brito
Orientador(es)Lima, Nelson
Data30-Mar-2006
Resumo(s)Promover o desenvolvimento das capacidades de resolução de Problemas dos alunos é um objectivo a atingir, no contexto das diferentes áreas e nos vários níveis de ensino. Serão os alunos de hoje que irão viver e actuar num mundo em constante transformação, onde se torna cada vez mais preciso fazer uso das capacidades de resolução de problemas, nomeadamente para fazer frente aos constantes problemas Ambientais que ameaçam a sustentabilidade da Terra. Este estudo além de clarificar e fundamentar teoricamente a Resolução de Problemas Ambientais, apresenta o Modelo de Resolução de Problemas de Polya como ponto de partida para o desenvolvimento de sugestões práticas para promover na sala de aula o desenvolvimento de capacidades de resolução de Problemas Ambientais. A metodologia usada foi a de estudo de caso, com a selecção de uma turma de 2º. ano de escolaridade do Ensino Básico. A recolha de dados foi realizada quer por pré-teste e pós-teste, pelo questionário que orientou parte da intervenção e, finalmente, por relatórios de observação. Pela análise dos resultados obtidos pode-se verificar que toda a amostra melhorou o seu desempenho, visto que ao contrário do pré-teste, no pós-teste a totalidade dos sujeitos foram capazes de identificarem correctamente o problema e grande parte (95%) resolveram-no correctamente, apontando pelo menos uma solução praticável. Como conclusões principais apontou-se para a eficácia, neste contexto, do Modelo de Polya como um instrumento de trabalho para o desenvolvimento de actividades, focados em problemas ambientais, que exijam a manifestação e uso de capacidades de resolução de problemas, a elaborar pelo próprio professor, bem como, a constatação de que a resolução de problemas ambientais locais desenvolvem capacidades de resolução de problemas necessárias para a resolução de novos problemas ambientais.
To promote the development of student’s capacities about Resolution of Problems is an objective in diferent areas and different levels of teaching. Will be today’s students that will live and will act in an world in constant transformation, where more and more it is necessary to make use of Resolution of Problems capacities, namely to make way to the constantes Environmental problems that threath the Earth’s subsistence. This study beyond clarifiy and justify Environmental Resolution of Problems, shows the Model’s Polya of Resolution of Problems like a start point to the praticle development of suggestions to promote in the classroom the development of A Environmental Resolution of Problems capacities. A case study was used as reserch, with the choice of a 2th grade Basic School group. The gathering of data was made with a pre-test and a post-test, with a questionnaire which oriented thepractical sessions. Finally, observation reports were made. Trought the analysis of results, we can verify that all sample improves its performance. On the contrary of the pre-test, in the post-test the totality of the entities ere able of identify the problem correctly and 95% solved it corretlie, indicate at least one viable solution. As main conclusions we point out the eficacy of Polya’s Model as work’s instrument to develop activities, in order to solve Environmental Problems which demands the skills to use problems resolution. Additionally, the local environmental solving problems allow the sudents develop skills in order to overcoming emergent Environmental Problems.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoTese de mestrado em Estudos da Criança - Promoção da Saúde e do Meio Ambiente
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6266
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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