Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62662

TítuloValorização da casca e das sementes de duas variedades de romã: avaliação do seu potencial bioativo
Autor(es)Campos, Lara
Henriques, Marta
Veloso, Ana C. A.
Palavras-chaveAtividade antioxidante
Fenólicos
Flavonoides
Extração etanólica
Punica granatum L.
Data14-Nov-2019
CitaçãoCampos, Lara; Henriques, Marta; Veloso, Ana C. A., Valorização da casca e das sementes de duas variedades de romã: avaliação do seu potencial bioativo. CNESA 2019 Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias. Viseu, Nov 14-15, 189, 2019.
Resumo(s)A romã (Punica granatum L.) é largamente reconhecida pelos seus benefícios para a saúde humana. Em Portugal, o interesse na exploração deste fruto tem vindo a aumentar, especialmente na região do Alentejo, que apresenta grande potencialidade para esta cultura. No entanto, a extração de sumo de romã produz cerca de 60% de resíduos, que englobam as cascas, películas internas e sementes. A diminuição do impacto destes resíduos passa pela sua valorização num procedimento que em muito se coaduna com os modelos desejáveis de uma economia circular, mais sustentável. O presente estudo teve como objetivo a caracterização, em termos de compostos fenólicos totais, flavonoides totais e atividade antioxidante, dos extratos etanólicos obtidos a partir da casca e das sementes das variedades Wonderful e Acco. A extração foi conduzida com misturas EtOH:H2O nas proporções (25:75, 50:50 e 75:25) utilizando o material vegetal previamente seco e triturado. Os compostos fenólicos e flavonoides foram expressos em EAG/mg e ECAT/mg de extrato, respetivamente. A atividade antioxidante foi avaliada usando o método DPPH e o resultado expresso em IC50. Os rendimentos de extração mais elevados foram obtidos para as sementes da variedade Wonderful (52-59%), independentemente do solvente usado. As cascas da variedade Acco presentaram os valores mais elevados de compostos fenólicos e atividade antioxidante (0,390 EAG/mg extrato e IC50 de 0,022 mg/mL) para a extração 75:25, mas o melhor teor de flavonoides (0,036 ECAT/mg extrato), obteve-se na extração 25:75.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62662
Versão da editorahttps://cnesa.esav.ipv.pt/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Resumos em Livros de Atas / Abstracts in Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
document_52323_1.pdf326,94 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID