Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/62734
Título: | Aprender ciências através de álbuns narrativos para a infância |
Outro(s) título(s): | Learn science through picture story books for childhood |
Autor(es): | Dias, Sónia Isabel Fernandes |
Orientador(es): | Azevedo, Fernando |
Palavras-chave: | Álbum narrativo Aprendizagem das ciências Educação literária Literatura para a infância Children’s literature Literary education Picture story book Science learning |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Este relatório apresenta a intervenção pedagógica desenvolvida com um grupo de 25 crianças a
frequentar a Educação Pré-escolar e uma turma de 22 alunos de 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico,
assumindo como intuito central o desenvolvimento da educação literária junto da comunidade infantil.
A articulação da literatura para a infância com a aprendizagem das Ciências é o principal
propulsor do estudo aqui apresentado. Por esse motivo, adota-se uma ação pedagógica centrada na
utilização de dois álbuns narrativos para as diferentes vertentes educativas, a partir dos quais se criam
diversas situações interativas e integradoras, antes, durante e a após a leitura, onde os pequenos leitores
vão progressivamente construindo um conjunto de competências que lhe permitem ler o mundo de um
modo abrangente, crítico e consciente, mas também onde lhes é possibilitado o desenvolvimento do seu
pensamento científico, nomeadamente através da realização de atividades experimentais centradas nas
narrativas. A esta prática faz-se ainda associar o currículo, demonstrando-se que é possível criar um
vínculo entre os conteúdos e conceitos por ele prescritos e práticas inovadoras no âmbito literário e
científico.
Nesse sentido, a análise qualitativa aos resultados recolhidos, essencialmente, através da
aplicação dos testes formulados e dos diálogos estabelecidos durante a consumação das tarefas
propostas, contribui significativamente para demonstrar a relevância que a literatura de potencial receção
leitora infantil assume na aprendizagem precoce das Ciências, assim como permite verificar a
proeminência da componente pictórica em relação à componente textual do álbum narrativo no
desencadeamento de curiosidade.
Em suma, o estudo aqui exibido, demonstra a progressiva construção de um reconhecimento,
por parte das crianças, do valor estético e educativo das produções literárias, particularmente do género
editorial em estudo, evidenciando claramente a relevância de um contacto precoce com os textos
literários e as repercussões positivas da sua utilização nas diferentes áreas do conhecimento. This report presents a pedagogical intervention developed with a group of 25 children attending Pre-school Education and a class of 22 students from the 3rd year of the 1st Cycle of Basic Education, assuming as central purpose of developing literary education in the children's community. For this reason, a pedagogical action is adopted centered on the use of two picture story books for the different educational strands, from which various interactive and integrating situations are created, before, during and after reading, where the small readers progressively build a set of competences that allow them to read the world in a comprehensive, critical and conscious way, but also where it is possible for them to develop their scientific thinking, namely through the realization of narrative-centered experimental activities. To this practice is also associated the curriculum, demonstrating that it is possible to create a link between the contents and concepts prescribed by it and innovative practices in the literary and scientific. In this sense, the qualitative analysis of the results collected, essentially through the application of the formulated tests and the dialogues established during the accomplishment of the proposed tasks, contributes significantly to demonstrate the relevance that children’s literature assumes in early learning of the Sciences, just as it allows to verify the prominence of the pictorial component in relation to the textual component of the narrative album in triggering of curiosity. In short, the study presented here demonstrates the progressive construction of a recognition by children of the aesthetic and educational value of literary productions, particularly of the editorial genre under study, clearly standing out the relevance of early contact with literary texts and the positive repercussions of your use in the different areas of knowledge. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62734 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sónia Isabel Fernandes Dias.pdf | 4,59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons