Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62850

TítuloUm pedagogo em viagem. SITI-Conservatory – formação e intercâmbio artístico em artes cénicas
Outro(s) título(s)A traveling pedagogue SITI-Conservatory – artistic training and exchange in the performing arts
Autor(es)Porteiro, Tiago Manuel Monteiro Mora
Palavras-chaveformação de formadores
escola-companhia
SITI-Conservatory
testemunho
pedagogo
Training of trainers
School-company
SITI-Conservatory
Testimony
Teacher
DataJan-2018
EditoraEditora Universidade Federal do Paraná (UFPR)
RevistaEducar em Revista
Resumo(s)O presente artigo alicerça-se numa experiência de formação em que o autor (ele próprio pedagogo e artista há mais de 20 anos) esteve envolvido de outubro de 2016 a maio de 2017. SITI-Conservatory (NY-EUA) é um programa de formação e intercâmbio artístico promovido pela companhia americana de artes performativas SITI. O relato contextualiza esta proposta de formação, ao mesmo tempo que expõe as razões pelas quais o autor-pedagogo decide entrar nesta aventura. Num gesto comparativo, coloca-se em diálogo as expectativas iniciais e a realidade concreta dessa vivência. O tom mais ajustado que se encontrou para realizar esta análise crítica foi o de testemunho. Estamos, pois, perante um contributo que não é senão um ponto de vista subjetivo que espelha a história e a experiência pessoal do seu autor
The present article is based on a training experience in which the author (himself a teacher and artist for more than 20 years) was involved from October 2016 to May 2017. SITI-Conservatory (NY-USA) is a training program and artistic exchange promoted by the American company of performing arts SITI. The narrative contextualizes this experience, at the same time as it sets out the reasons why the author-teacher decided to embark on this adventure. In a comparative gesture, the initial expectations and the concrete reality of this experience are put into dialogue with each other. The most appropriate tone discovered to perform this critical analysis was the one of testimony. It is, therefore, a contribution that represents only a subjective point of view that mirrors the history and the personal experience of its author.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62850
DOI10.1590/0104-4060.56083
ISSN0104-4060
e-ISSN1984-0411
Versão da editorahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0104-406020180001&lng=pt&nrm=iso
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2018_Um_pedagogo_em_viagem_tiagoporteiro.pdf341,2 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID