Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62911

TítuloRelação entre pares e género: contributos da adaptação do peer relations questionnaire entre adolescentes portugueses
Outro(s) título(s)Relación entre pares y género: Aportaciones de la adaptación del Peer Relations Questionnaire entre adolescentes portugueses
Peer relations and gender: Contributes of the adaptation of Peer Relations Questionnaire to Portuguese adolescents
Autor(es)Dias, Paulo C.
Cadime, Irene Maria Dias
Garcia del Castillo, Jose A.
Palavras-chaverelação entre pares
adolescência
adaptação
género
relación entre pares
adolescencia
adaptación
género
peer relationships
adolescence
adaptation
aender
Data2015
EditoraOrganización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)
RevistaRevista Iberoamericana de Educacion Superior
Resumo(s)A compreensão das diferenças de género nos comportamentos ajustados ou pró-sociais e nas relações de violência entre os pares, seja na perspetiva do perpetrador ou da vítima, é essencial para a educação. Com o conhecimento destes fenómenos podemos reconhecer sinais e comportamentos, mas também ajustar a intervenção psicoeducativa, de forma a promover o desenvolvimento integral de todos os alunos. Por conseguinte, este trabalho centra-se em dois objectivos: avaliar as propriedades psicométricas do Peer Relations Questionnaire na população Portuguesa e, partindo dos resultados obtidos no mesmo, explorar as relações entre pares em função do género. Para isso, foram realizados dois estudos junto de duas amostras, com 304 e 712 adolescentes, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos. Os resultados forneceram evidência de validade e fidelidade para o instrumento. Resultados de estudos diferenciais e de associação apontaram ainda diferenças significativas na relação entre pares em função do género, com os rapazes a apresentarem maior nível de violência em relação aos pares, mas também a relatarem ser mais vítimas dessa violência, comparativamente com as raparigas. Inversamente, as raparigas parecem exibir maiores níveis de comportamento pró-social. Encontrou-se ainda uma relação negativa entre violência e idade, assim como com a escolaridade do pai. Estes resultados são discutidos neste artigo à luz da literatura existente, apresentando-se também as suas implicações para a investigação e intervenção.
Comprender las diferencias entre iguales y de género en comportamientos prosociales en situaciones de violencia, desde la perspectiva del individuo activo o de la víctima, es esencial para la educación. A partir del conocimiento de estos fenómenos podemos reconocer señales y comportamientos, pero también ajustar la intervención psicoeducativa, de modo a promover el desarrollo integral de todos los alumnos. Por lo tanto, este trabajo se centra en dos objetivos: evaluar las propiedades psicométricas del Peer Relations Questionnaire aplicado a la población portuguesa y, a partir de los resultados obtenidos, explorar las relaciones entre pares en función del género. Para ello, fueron realizados dos estudios a partir de dos muestras, con 304 y 712 adolescentes, con edades comprendidas entre 11 y 16 años. Los resultados demostraron la validad y fidelidad del instrumento. Resultados de estudios diferenciales y de asociación apuntaron también diferencias significativas en la relación entre pares en función del género. Los chicos presentaran mayor nivel de violencia entre pares, pero también han manifestado ser víctimas de esa violencia, en comparación con las chicas. Por otro lado, las chicas demostraron mayor nivel de comportamiento prosocial. Se ha observado también una relación negativa entre violencia y edad, así como entre violencia y escolaridad del padre. En este artigo estos resultados son discutidos a la luz de la literatura existente, presentándose a la vez sus implicaciones para la investigación y la intervención.
Understanding the differences in peers’ relationships between genders, whether these relationships are characterized by the existence of prosocial behavior or violence towards others, are essential for education. Only with the appropriate knowledge of this reality we can recognize signs and behaviors but also adjust the psycho-educational intervention to promote the integral development of all students. Therefore, this paper is focused on two goals: to evaluate the psychometric properties of the Peer Relations Questionnaire in the Portuguese population and, using the results obtained in it, to explore the existence of differences in the relationships between peers by gender. Two studies have been conducted using two samples, composed of 304 and 712 adolescents aged between 11 and 16 years old. The results provided evidence for the instrument validity and reliability. Results from the differences and association tests, also allowed us to find significant differences in peer relationship by gender, with boys being more violent to peers but also being more victims that type of violence, and girls demonstrating more prosocial behavior. A negative relationship between violent behavior and age was also found, as well as between violent behavior of the adolescents and the father’s academic qualifications. These results are discussed based on the literature, and implications for research and intervention are presented.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62911
ISSN1022-6508
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Iberoamericana_relacao pares e genero.pdf
Acesso restrito!
440,06 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID