Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62936

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedo Dias, Paulo Césarpor
dc.contributor.authorCadime, Irene Maria Diaspor
dc.date.accessioned2020-01-06T16:46:11Z-
dc.date.available2020-01-06T16:46:11Z-
dc.date.issued2018-01-01-
dc.identifier.issn0104-4036-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/62936-
dc.description.abstractIn Portugal, special education services were recently extended to preschool education. The studies that evaluate the perceptions of the preschool teachers about inclusive practices are also few. In this study we aim to evaluate the perceptions of preschool teachers about inclusion. A sample of 118 Portuguese preschool teachers was used. The Inclusion Inventory was administrated. The results indicate that the implementation of inclusive practices is related to perceived support and previous use of inclusive practices. Younger teachers, with less teaching experience and less time implementing inclusive practices have more beliefs about inclusion. Older professionals and teachers who spend more time working with children with special needs perceive better effects of inclusion in children. These results are discussed considering the existing literature, and implications for educational practice and research are presented.por
dc.description.abstractEm Portugal, a extensão dos serviços de educação especial à educação pré-escolar é relativamente recente. São também escassos os estudos que avaliam as percepções dos educadores de infância sobre as práticas inclusivas. Neste trabalho, pretendemos avaliar as percepções dos educadores de infância sobre a inclusão. Recorreu-se a uma amostra de 118 educadores de infância portugueses, a quem foi administrado o Inventário de Inclusão. Os resultados indicam que a implementação de práticas inclusivas está relacionada com a percepção de apoio e utilização anterior de práticas inclusivas. Educadores mais novos, com menos experiência letiva e com menos experiência na aplicação de práticas inclusivas possuem mais crenças sobre a inclusão. Educadores mais velhos e que trabalham mais tempo com crianças com necessidades educativas especiais percebem como melhores os efeitos da inclusão. Esses resultados são discutidos à luz da literatura existente, apresentando-se também implicações para a prática educativa e para a investigação.por
dc.description.abstractEn Portugal, la extensión de los servicios de educación especial a la educación preescolar es relativamente reciente. También son pocos los estudios que evalúan las percepciones de los maestros de la educación preescolar en las prácticas inclusivas. En este trabajo nos proponemos evaluar las percepciones de los maestros de la educación preescolar acerca de la inclusión. Se utilizó una muestra de 118 educadores portugueses, los cuales respondieran al inventario de inclusión. Los resultados indican que las prácticas inclusivas están relacionadas con la percepción de apoyo y el uso previo de las prácticas inclusivas. Los educadores más jóvenes, con menos experiencia de trabajo y menos experiencia lectiva en la aplicación de prácticas inclusivas, tienen más creencias acerca de la inclusión. Educadores con más edad y con más tiempo de servicio con niños con necesidades educativas especiales perciben mejores efectos de su inclusión. Estos resultados se discuten a la luz de la literatura existente, presentando también implicaciones para la práctica educativa y la investigación.por
dc.description.sponsorshipFinancial Support by CIEC (Research Centre on Child Studies, IE, UMinho; FCT R&D unit 317, Portugal) by the Strategic Project UID/CED/00317/2013, with financial support of National Funds through the FCT (Foundation for Science and Technology) and co-financed by European Regional Development Funds (FEDER) through the COMPETE 2020 - Competitiveness and Internationalization Operational Program (POCI) with the reference POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoengpor
dc.publisherFundação CESGRANRIOpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectInclusionpor
dc.subjectPerceptionspor
dc.subjectPreschoolpor
dc.subjectPreschool teacherspor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectPré-escolarpor
dc.subjectPercepçõespor
dc.subjectEducadores de infânciapor
dc.subjectInclusiónpor
dc.subjectEducación preescolarpor
dc.subjectPercepcionespor
dc.subjectMaestros de educación preescolarpor
dc.titlePreschool teachers' perceptions about inclusion in preschool education: The role of experience and qualificationspor
dc.title.alternativePercepções dos educadores sobre a inclusão na educação pré-escolar: o papel da experiência e das habilitaçõespor
dc.title.alternativeLas percepciones de los educadores hacia la inclusión en la educación preescolar: el rol de la experiencia y de las calificacionespor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000100091&lng=pt&tlng=ptpor
oaire.citationStartPage91por
oaire.citationEndPage111por
oaire.citationIssue98por
oaire.citationVolume26por
dc.date.updated2019-12-30T15:48:22Z-
dc.identifier.doi10.1590/S0104-40362018002600962por
sdum.export.identifier5451-
sdum.journalEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãopor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dias & Cadime artigo Ensaio 2018.pdf468,93 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID