Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/62936
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedo Dias, Paulo César | por |
dc.contributor.author | Cadime, Irene Maria Dias | por |
dc.date.accessioned | 2020-01-06T16:46:11Z | - |
dc.date.available | 2020-01-06T16:46:11Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-01 | - |
dc.identifier.issn | 0104-4036 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/62936 | - |
dc.description.abstract | In Portugal, special education services were recently extended to preschool education. The studies that evaluate the perceptions of the preschool teachers about inclusive practices are also few. In this study we aim to evaluate the perceptions of preschool teachers about inclusion. A sample of 118 Portuguese preschool teachers was used. The Inclusion Inventory was administrated. The results indicate that the implementation of inclusive practices is related to perceived support and previous use of inclusive practices. Younger teachers, with less teaching experience and less time implementing inclusive practices have more beliefs about inclusion. Older professionals and teachers who spend more time working with children with special needs perceive better effects of inclusion in children. These results are discussed considering the existing literature, and implications for educational practice and research are presented. | por |
dc.description.abstract | Em Portugal, a extensão dos serviços de educação especial à educação pré-escolar é relativamente recente. São também escassos os estudos que avaliam as percepções dos educadores de infância sobre as práticas inclusivas. Neste trabalho, pretendemos avaliar as percepções dos educadores de infância sobre a inclusão. Recorreu-se a uma amostra de 118 educadores de infância portugueses, a quem foi administrado o Inventário de Inclusão. Os resultados indicam que a implementação de práticas inclusivas está relacionada com a percepção de apoio e utilização anterior de práticas inclusivas. Educadores mais novos, com menos experiência letiva e com menos experiência na aplicação de práticas inclusivas possuem mais crenças sobre a inclusão. Educadores mais velhos e que trabalham mais tempo com crianças com necessidades educativas especiais percebem como melhores os efeitos da inclusão. Esses resultados são discutidos à luz da literatura existente, apresentando-se também implicações para a prática educativa e para a investigação. | por |
dc.description.abstract | En Portugal, la extensión de los servicios de educación especial a la educación preescolar es relativamente reciente. También son pocos los estudios que evalúan las percepciones de los maestros de la educación preescolar en las prácticas inclusivas. En este trabajo nos proponemos evaluar las percepciones de los maestros de la educación preescolar acerca de la inclusión. Se utilizó una muestra de 118 educadores portugueses, los cuales respondieran al inventario de inclusión. Los resultados indican que las prácticas inclusivas están relacionadas con la percepción de apoyo y el uso previo de las prácticas inclusivas. Los educadores más jóvenes, con menos experiencia de trabajo y menos experiencia lectiva en la aplicación de prácticas inclusivas, tienen más creencias acerca de la inclusión. Educadores con más edad y con más tiempo de servicio con niños con necesidades educativas especiales perciben mejores efectos de su inclusión. Estos resultados se discuten a la luz de la literatura existente, presentando también implicaciones para la práctica educativa y la investigación. | por |
dc.description.sponsorship | Financial Support by CIEC (Research Centre on Child Studies, IE, UMinho; FCT R&D unit 317, Portugal) by the Strategic Project UID/CED/00317/2013, with financial support of National Funds through the FCT (Foundation for Science and Technology) and co-financed by European Regional Development Funds (FEDER) through the COMPETE 2020 - Competitiveness and Internationalization Operational Program (POCI) with the reference POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.publisher | Fundação CESGRANRIO | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Inclusion | por |
dc.subject | Perceptions | por |
dc.subject | Preschool | por |
dc.subject | Preschool teachers | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Pré-escolar | por |
dc.subject | Percepções | por |
dc.subject | Educadores de infância | por |
dc.subject | Inclusión | por |
dc.subject | Educación preescolar | por |
dc.subject | Percepciones | por |
dc.subject | Maestros de educación preescolar | por |
dc.title | Preschool teachers' perceptions about inclusion in preschool education: The role of experience and qualifications | por |
dc.title.alternative | Percepções dos educadores sobre a inclusão na educação pré-escolar: o papel da experiência e das habilitações | por |
dc.title.alternative | Las percepciones de los educadores hacia la inclusión en la educación preescolar: el rol de la experiencia y de las calificaciones | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000100091&lng=pt&tlng=pt | por |
oaire.citationStartPage | 91 | por |
oaire.citationEndPage | 111 | por |
oaire.citationIssue | 98 | por |
oaire.citationVolume | 26 | por |
dc.date.updated | 2019-12-30T15:48:22Z | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0104-40362018002600962 | por |
sdum.export.identifier | 5451 | - |
sdum.journal | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dias & Cadime artigo Ensaio 2018.pdf | 468,93 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons